Home Notícias Visita técnica
Visita técnica

Estudantes de Ciências Biológicas visitam Jardim Botânico de Poços de Caldas

Jardim Botânico apresenta as três áreas de atuação: Pesquisa, Conservação e Educação Ambiental

IMG_20180410_103957541No dia 10 de abril, alunos do primeiro período do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Poços de Caldas tiveram a oportunidade de conhecer a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas. A atividade foi promovida pela disciplina Profissão Biólogo que atualmente está sob responsabilidade das professoras Alexandra Cruz e Carolina Moreira.

Na ocasião, os alunos foram recebidos pela Divisão de Educação Ambiental da Fundação representada por Larissa Barboza e pelo biólogo Gustavo Fonseca. Em um primeiro momento, os alunos foram conduzidos ao auditório onde foi realizada uma abordagem teórica sobre a história, bem como o histórico do Jardim e aspectos relacionados às três principais áreas de atuação e, ou atividades que são organizadas pela Instituição, que se concentram em Pesquisa, Conservação e Educação Ambiental. No segmento de Pesquisa foram apresentadas as diversas linhas de pesquisa e as possibilidades de trabalho. Sobre Conservação, foram abordados aspectos relacionados à manutenção de plantas vivas e plantas herborizadas. Na área de Educação Ambiental, foram apresentadas as duas linhas de atuação considerando visitas monitoradas e as ações sociais e educativas, que envolvem os cursos de capacitação, ofertados durante a programação anual, ofertados à população sem nenhum custo financeiro. As visitas podem acontecer com pré-agendamento de Instituições de Ensino, Associações e Entidades bem como o público espontâneo que pode ser recebido sem a necessidade de agendamento prévio. Foi apresentada as principais áreas que o biólogo pode atuar na Fundação considerando o Departamentos técnico e científico e a Divisão de Educação Ambiental.

Após as explicações introdutórias, os alunos foram conduzidos às dependências do local para conhecer na prática como é a rotina do Jardim em relação aos cuidados dos materiais de trabalho, bem como da conservação de exemplares botânicos para o acervo. No manejo de Laboratório Vegetal, os alunos foram assistidos pelo Erick e pelo Rafael. Que demonstraram os procedimentos adotados para coleta e herborização, como desidratação dos exemplares, confecção de exsicatas, identificação de espécies e arquivamento no acervo, dentre outros.IMG_20180410_104441501

Para Isabella Cristina Cantelles de Souza, aluna participante da visita, a visita foi bastante informativa e explicada de forma detalhada. “Entendemos como funciona o Jardim Botânico e formas de um biólogo atuar como estagiário e também aprendemos sobre a composição e estruturação dos herbários”, completou.

A professora Alexandra concorda que essas atividades educacionais utilizando espaços não formais de ensino agregam muito à formação dos alunos. “As visitas oportunizam vivenciar na prática a importância da profissão, bem como, as diferentes áreas de atuação que podem seguir ao concluir o curso de Biologia”, pontuou.

De acordo com a professora Carolina, as visitas técnicas são de grande importância para a formação dos alunos, possibilitando a proximidade com a prática da profissão biólogo. “Além disso, aproxima as instituições envolvidas e proporciona maiores discussões sobre futuros projetos de pesquisa e extensão”, completou.

As professoras Alexandra e Carolina, em nome do IFSULDEMINAS – Poços de Caldas, agradecem toda a receptividade e atenção dos vários funcionários da Fundação Jardim Botânico que receberam os nossos alunos. Aproveitam o ensejo para fazer um agradecimento especial às doações de mudas de plantas suculentas para início de um jardim no campus com esses exemplares.

Texto e fotos: Alexandra Manoela
16/04/2018, às 17:06