Home Notícias Visita de Polos EaD
Visita de Polos EaD

Campus Poços recebe visita de aproximadamente 170 estudantes do Programa MEDIOTEC

Consolidar o sentimento de pertencimento foi o objetivo principal

IMG_3486No dia 14 de abril, estiveram presentes no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, cerca de 170 estudantes de nove polos do curso Técnico em Informática oferecido através do Programa MEDIOTEC: Alfenas, Alterosa, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carvalhópolis, Poço Fundo e Santa Rita de Caldas. Ausentes os polos de Araçatuba, Avanhandava e Pedro Leopoldo pela distância entre essas cidades e Poços de Caldas. A visita teve o intuito de possibilitar a integração entre os alunos presenciais com os que estudam Ensino a distância (EaD).

De acordo com Silvio Boccia, coordenador adjunto do curso, os alunos da modalidade a distância, pelo caráter peculiar deste tipo de ensino, pouco interagem com a Instituição, apesar de estarem formalmente vinculados. “Acreditamos que a ideia de pertencimento colabora com a queda dos índices de evasão, além de reforçar a imagem institucional do Órgão”, afirmou. “Esperamos que essa visita fortaleça os laços de convivência, de integração e consolidem o sentimento de pertencimento deste Instituto enquanto alunos, sujeitos de direitos e deveres”, reiterou Lorena Temponi Boechat, coordenadora do curso.IMG_3499

Os estudantes foram recepcionados com um belo café da manhã, em seguida, no auditório, ouviram algumas considerações sobre os Institutos Federais e o Campus Poços apresentadas pelo diretor-geral Thiago Caproni Tavares; pela coordenadora do curso, Lorena Temponi Boechat e pelo coordenador adjunto, Sílvio Boccia. Assistiram ao vídeo institucional do IFSULDEMINAS e logo após participaram do Sarau que havia sido programado pela Coordenação de Ensino. Para finalizar a visita, conheceram às dependências do Campus guiados pela equipe do MEDIOTEC, almoçaram e retornaram para as cidades. Também estiveram presentes a coordenadora dos mediadores, Alexandra Manoela Cruz; os professores formadores, Straus Michalsky e Giselle Cristina Cardoso; e parte da equipe de apoio, Fernando Amantea Ragnoli, Nelson de Lima Damião e Verônica Vassalo Teixeira.

Para Maria Aparecida Avelino, coordenadora do Polo de Poço Fundo, foi uma alegria vivenciar este momento, visto que havia uma IMG_3516preocupação no sentido dos alunos sentirem que fazem parte do Campus Poços e o entrosamento com a participação no Sarau contribuiu muito para produzir o sentimento de pertencimento e incentivar a continuidade no curso que tem trazido também uma grande alegria para os alunos. “Temos a satisfação de dizer que o número de evadidos é muito pequeno, e a visita contribuirá no seguimento dos estudos deles, que continuarão mais estimulados a estudarem e provavelmente no futuro retornarem ao Campus Poços matriculados em algum curso”, salientou.

Guilherme Ramos, estudante do Polo de Botelhos, acredita que o curso será uma porta para oportunidades de trabalho, e achou muito produtivo o dia: “conhecemos o Campus de Poços de Caldas, a forma de trabalho do pessoal e pudemos interagir com os estudantes de outras cidades e fazer novas amizades”, disse. Já a estudante do Polo de Campestre, Amanda da Silva Ramos, sempre quis conhecer o Campus Poços, até prestou o vestibular para ingressar no ensino médio, por motivos pessoais não se matriculou, “mas pretendo estudar algum curso superior no futuro”, planeja.IMG_3577recorte

Os professores mediadores Rafael Antônio de Sousa, do Polo de Cabo Verde e Ricardo Souza de Alfenas, e Laura Loyola Melo, coordenadora do Polo de Campestre, acreditam que o encontro promoveu a aproximação com o Campus Poços, além da interação com as equipes e estudantes dos outros polos. “Vir aqui fez com o que os alunos se sentissem parte do Instituto, era esse o objetivo e eu acho que foi alcançado. Infelizmente não conseguimos trazer todos os alunos, pois muitos trabalham, mas os poucos que vieram compartilharão a experiência”, disse Laura.

Texto: Heliese Pereira com informações de Silvio Boccia e Lorena Temponi
Fotos: Heliese Pereira