Home Notícias Imagens com pipas
Imagens com pipas

Atividades teóricas e práticas sobre fotografias aéreas com pipas são ministradas à estudantes de Geografia e Gestão Ambiental

As imagens foram realizadas com equipamentos de fotoregistro acoplados nas pipas

P_20180417_165412No dia 17 de abril, os estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Geografia e de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, participaram da palestra “Fotografias aéreas utilizando pipas e sua importância como recurso didático multidisciplinar” e de oficinas teóricas, ministradas pelo professor e geógrafo, Evânio dos Santos Branquinho e o também geógrafo e técnico, Rogério Souza Bernardes, ambos servidores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), do Instituto de Ciências da Natureza. As atividades tiveram como proposta complementar os conhecimentos das disciplinas Oficinas de Materiais Didáticos em Geografia e Fotointerpretação, lecionadas pelo professor Rogério Coli da Cunha para o sétimo período de Geografia, bem como da disciplina de Aplicações Ambientais do Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para a turma do quinto período de Gestão ambiental, sob a responsabilidade do professor Allan Arantes Pereira.

Nas oficinas teóricas, os estudantes conheceram os diversos tipos de pipas e suas especificidades para cada tipo de vento, ângulos de atuação e espaço para voo. Neste momento, foram realizados dois voos com duas pipas Rokkaku de tamanhos diferentes, pois o vento estava fraco. Acoplou-se na linha da pipa maior o equipamento de fotoregistro, sendo possível observar o funcionamento do completo do sistema atmosfera-solo.P_20180417_165556

Os equipamentos de fotoregistro utilizados são basicamente de uma câmara fotográfica comum (Sony Cyber-Shot W320, de 14 megapixels que possui boa correção de movimentos) acoplada na linha com sistemas de Rig, que é um o suporte eletro-mecânico para fazer os movimentos da câmera. Já no sistema que é controlado por terra, foi utilizado um rádio-controle de aeromodelismo, para operar os dois servos de movimentação e um de disparo da câmera, tendo também o video-link que transmite a imagem da câmera de cima para o solo disparando as tomadas, onde foi adaptado um pequeno monitor para mostrar as imagens.

De acordo com Rogério, foi muito interessante observar o funcionamento por meio da prática, além de complementar o conhecimento no momento da palestra, quando foi possível observar as imagens realizadas, atentando-se a sua importância para o estudo da geografia e do meio ambiente.

“Toda essa experiência proporcionada aos alunos permitiu que conhecessem melhor a respeito da importância histórica da pipa no desenvolvimento científico do sensoriamento remoto, ciência atmosférica e aerodinâmica de aviões e não apenas sob a ótica de recreação e principalmente como objeto de estudo interdisciplinar em escolas, pois ensina através do lúdico”, complementou Rogério.

Texto: Rogério Coli adaptado pela ASCOM Poços
Fotos: Rogério Coli