Home Notícias Atividade prática
Atividade prática

Estudantes de Tecnologia em Gestão Ambiental realizam atividade prática na Bacia Hidrográfica do Vai e Volta

trabalho-bacia-vai-e-volta (3)No último sábado, dia 21 de abril, os alunos do terceiro período do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizaram uma atividade prática na Bacia Hidrográfica do Vai e Volta.

Durante a atividade prática, os alunos puderam verificar em campo os conteúdos trabalhados em sala de aula, ampliando o processo de aprendizagem. Foram abordados conteúdos das disciplinas de Ecologia Geral, Química e Política Ambiental, Geografia Física e Ciência dos Solos, com avaliação da qualidade das águas, coleta de sedimentos, levantamento de invertebrados aquáticos, avaliação ambiental, dentre outros. "O trabalho de campo é a parte que mais me motiva no curso de Gestão Ambiental", comentou o aluno Renan Gluzezak, que não mediu esforços para realização das atividades. "É muito triste ver a poluição das águas e a degradação ambiental que ocorre em nosso município. Temos que unir forças para reverter esta situação", comenta o discente Roosevelt Heldt Jr..

A iniciativa partiu das professoras Marielle Rezende de Andrade e Mireile Reis dos Santos, que mobilizaram os também docentes Allan Arantes Pereira e Rogério Coli da Cunha nesta empreitada. "É muito importante para o processo de formação do aluno atividades práticas que se aproximem ao máximo de situações vividas no dia a dia dos profissionais da área de gestão ambiental", salientou a engenheira ambiental e professora Marielle.trabalho-bacia-vai-e-volta (8)

“Quando nos referimos a trabalhos ambientais, é muito difícil separar as áreas e conteúdos, pois a gestão ambiental é uma ciência multidisciplinar. Este trabalho enriquecerá muito a perspectiva dos alunos quanto aos trabalhos práticos”, comentou a bióloga e professora Mireile.

A aluna recém ingressante, Lídia Patrezi, atestou a qualidade do curso do Campus Poços: "em alguns meses de Gestão Ambiental já vi e aprendi muito mais do que anos de estudos em outra instituição, curso muito top".

"O objetivo do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental é formar profissionais para atuação em diversas áreas, objetivando a conservação ambiental", finalizou o professor e coordenador do curso Rogério.

Texto e fotos: Marielle Rezende
24/04/2018, às 15:18