Home Notícias Ação extensionista
Ação extensionista

Projeto Calendário Social promove curso de “Desenvolvimento Humano” em Espírito Santo do Dourado

Qualidade de vida, empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária foram alguns dos temas abordados

Oficina dos sentidos ministrada pela servidora Lilian Fernandes.

WhatsApp Image 2018-05-04 at 23.37.58No período de 20 a 22 de abril, estudantes e servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, com a colaboração de instrutores externos realizaram o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) intitulado “Transformar-me de dentro para fora e vivenciar as mudanças à minha volta”, no município de Espírito Santo do Dourado (MG). Os conhecimentos transmitidos pelas palestras e atividades práticas oportunizaram uma formação focada na reflexão acerca das perspectivas de qualidade de vida e desafios para alcançar o sucesso. E ainda tratou de temas como empreendedorismo, cooperativismo, economia solidária, recursos humanos no contexto da tecnologia, inovação e empatia.

A parceria entre o Campus Poços e a Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Dourado iniciou em 2017 através da execução do Programa Expedição IFSULDEMINAS, e agora fortalece com a realização doWhatsApp Image 2018-05-04 at 23.53.09 curso. Esteve a frente das duas ações o assistente social do Campus, Fábio Geraldo de Ávila, coordenador do Projeto Calendário Social. Um dos expedicionários, Flávio Oliveira, estudante do curso Ciências Biológicas, participou do trabalho de integração da população da cidade que convivia com conflitos étnicos. Sendo assim, atividades que orientavam a convivência entre moradores com práticas e costumes distintos foram realizadas no Expedição. “Já neste ano, retornamos com o Calendário Social, e nosso público formado por servidores públicos municipais e estaduais. Contamos com o auxílio de um Master Coach, Renato Martins, onde foi trabalhado o lado emocional, para que essas pessoas se resolvessem consigo mesmas e pudessem passar bons resultados para a população em geral”, esclareceu Flávio.

Durante os meses de março e abril, os servidores Fábio Geraldo de Ávila, Willianice Soares Maia e Guilherme Oliveira Abrão elaboraram o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Em seguida, recrutaram uma equipe de 12 estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas e Geografia, além dos colaboradores externos. “Foi um grande desafio, mas estou feliz com o resultado, formamos aproximadamente 60 servidores neste FIC, com o intuito de fazê-los pessoas mais capacitadas e engajadas para lidarem com problemas presentes em seu dia a dia da melhor forma possível”, destacou Fábio.

WhatsApp Image 2018-05-04 at 23.40.09Para a estudante de Ciências Biológicas, Viviane Nassif, o treinamento foi uma experiência maravilhosa, tanto acadêmica quanto pessoal: “me ajudou a ver a realidade das pessoas de uma forma mais empática e também me fez perceber o quanto cada um de nós, que estávamos lá, precisávamos daquilo”, comentou.

A Secretária de Políticas Sociais de Espírito Santo do Dourado, Noemi Alvarenga, agradeceu a parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e toda a equipe do Projeto Calendário Social pela realização do treinamento em Desenvolvimento Humano: “foram três dias de muito aprendizado, com relatos e críticas positivas, e com uma certeza de que saímos transformados. Agradecer a essa instituição de ensino como um todo, é pouco, diante da grandeza de seu trabalho, pois investem e transformam pessoas, e essas por sua vez, são responsáveis por transformarem a sociedade em um lugar mais justo e igualitário, onde todos possam ter oportunidades de conhecimento.”

A equipe organizadora do treinamento esteve composta pelos seguintes integrantes:

Discentes

Ciências Biológicas

Flavio Oliveira;

Ingrid Ribeiro Ventura;

Isabela Ferreira Rossi;

Viviane Nassif Dagher Faria;

Gilberto da Silva Lemos;

Eloiza Helena Ferreira;

Edmilson Acassio Barreiro.

Giovanna Moraes Ramos;

Mariana Medeiros ALves;

René Borges.

Colaboradores Externos

Diney Lenon, Diretor da Escola Estadual Davi Campista;

Margarete Edul Prado de Souza, UFAC;

Marco Antonio Pereira de Avila, Grão de Ouro\Ouro Tec;

Renato Martins, Master Coach - Comunidade Terapêutica São Francisco.

Guilherme Oliveira Abrão;

Luis Adriano Batista;

Lilian Fernandes;

Fábio Geraldo de Ávila.

Curta a página do projeto Calendário Social no facebook: facebook.com/calendario.if.92, ou siga no instagram: socialcalendario.

Texto: Flávio de Oliveira, adaptado pela ASCOM - Poços
10/05/2018, às 10:43