Home Notícias Capacitação - Serviço Social
Capacitação - Serviço Social

Minicurso reúne cerca de 150 profissionais e estudantes de Serviço Social de Poços e região

Contribuir na formação e capacitação dos profissionais foi o objetivo

IMG_5170-001O Núcleo de Assistentes Sociais de Poços de Caldas (NASP), em parceria com Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), e apoio do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e Pró-Reitoria de Ensino, promoveram no dia 10 de maio, o minicurso “A Instrumentalidade do Serviço Social”, com o objetivo de contribuir na formação e capacitação dos profissionais e estudantes da área de serviço social de Poços de Caldas e região.  O curso foi ministrado pela palestrante e assistente social, Yolanda Aparecida Demétrio Guerra, a qual é, no cenário nacional, uma das mais renomadas na área e autora de vários livros. Ainda possui mestrado e doutorado em Serviço Social, Direitos e Políticas Sociais. Compuseram a mesa de abertura com Yolanda, o diretor-geral do Campus Poços, Thiago Caproni Tavares; o diretor de assuntos estudantis, Lindolfo Ribeiro da Silva Júnior; a coordenadora do NASP, Vera Silva Vilela; e o assistente social do Campus Poços e um dos organizadores do evento, Fábio Geraldo de Ávila. Cerca de 150 assistentes sociais e estudantes estiveram presentes no evento.

A capacitação é realizada anualmente, e de acordo com Vera, o minicurso em questão possibilitou reflexões sobre a prática do fazer profissional, além de discutir a intersetoriedade. “Os momentos de reflexão são muito necessários pra que nós possamos repensar o cotidiano da prática do assistente social”, ressaltou.IMG_5066-001

Lindolfo evidenciou a importância do profissional do serviço social dentro da instituição, não limitado aos trabalhos realizados para garantir os pagamentos dos auxílios financeiros aos estudantes, mas no acompanhamento desses estudantes dentro do espaço institucional. “Nessa compreensão, possibilitar um momento em que esses profissionais pudessem discutir suas ações profissionais bem como encontrar um espaço para conversa entre seus pares, para compartilhar experiências e angústias, também era um objetivo a ser atingido. Espero que seja uma parceria duradoura e frutífera e que outros eventos como esse podem ocorrer na instituição. Vale ressaltar que o evento foi um sucesso e que as palavras da professora Yolanda foram muito importantes para quem participou do evento. Parabéns a todos e a todas que se envolveram e participaram daquele momento tão especial em nossa instituição”, comentou.

camera face_icone_transparenteMais fotos em nosso facebook!

Texto: ASCOM com informações de Fábio Ávila
Fotos: René Borges