Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Papo de bar científico
Papo de bar científico

IFSULDEMINAS participa da primeira edição do Pint Of Science em Poços de Caldas

A professora Jane Piton Serra Sanches conversou com bom público sobre evolução biológica

Vídeo produzido pela equipe do New York Pub.

IMG_7448No dia 14 de maio, a professora e bióloga Jane Piton Serra Sanches, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, participou do Pint of Science, maior festival internacional de divulgação científica, realizado pela primeira vez em Poços de Caldas. No bar New York Pub, lotado, ela abordou o tema “Evolução: o maior espetáculo da terra”, e despertou a curiosidade do público durante o papo.

“Eu quis falar um pouco sobre essa Teoria tão falada e ao mesmo tempo tão pouco conhecida. O objetivo era explicar como os processos evolutivos funcionam e corrigir os erros e distorções que ocorrem quando se fala de Evolução Biológica”, esclareceu a professora. Sobre o encontro, ela achou uma excelente oportunidade de levar um pouquinho de ciência para o público em geral, além da experiência enriquecedora: “gostei muito de participar do festival, pois o evento tem formato dinâmico e acessível, colocando os pesquisadores e a plateia em uma conversa informal, de mesa de bar mesmo, onde todos podem participar. Na minha fala pude interagir, respondendo perguntas de pessoas de outras instituições, com outras formações e que enriquecem o debate pelos questionamentos que fazem. Os alunos e colegas que participaram deram um retorno positivo de que a palestra foi legal, atingindo seu objetivo e o evento em geral foi um sucesso”.

Na mesma noite, Jane dividiu o palco com o físico e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Alexandre Wuenche, que instigou o público a pensar sobre a “Origem, evolução e destino da vida”. Sua palestra esteve relacionada à astrobiologia, uma recente área de pesquisa científica que busca compreender a origem, evolução, futuro e distribuição da vida na Terra e no Universo.32489698_1678903355524314_7475709724822863872_o

A proposta dos bate-papos é compartilhar com a sociedade as pesquisas desenvolvidas nas mais diferentes áreas do conhecimento. O Pint of Science é uma oportunidade de as pessoas esclarecem suas dúvidas diretamente com os pesquisadores, sobretudo, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem obstáculos e encantos da ciência. A intenção é promover discussões científicas de forma descontraída, longe das bancadas dos laboratórios, em locais atraentes como bares e restaurantes.

Para o público, a experiência foi inusitada e bem produtiva. A estudante Júlia Gomes, ex-aluna do Campus Poços, aprovou a proposta. “As discussões científicas saem de ambientes como os auditórios das universidades e vai para bares, onde todos os jovens gostam e são bem mais lúdicos, as pessoas interagem e se interessam mais pela busca do conhecimento”. Vinícius Arcanjo, doutorando de Geologia na UNICAMP, enxerga os encontros como benéficos para a sociedade: “temos a tendência de acreditar que a ciência só se faz na escola ou na academia e existem tantos outros lugares para debater ciência, e assim promover a aproximação com as pessoas distantes desse mundo.” Larissa Iatchuk, estudante de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, também aprovou a experiência. “O Pint of Science democratizou o acesso à ciência para um público muito diversificado, possibilitando a interação do público com os cientistas por meio de perguntas. Foi engrandecedor participar de um evento que propiciou de forma agradável uma troca de conhecimentos sobre tópicos tão interessantes e multidisciplinares”.

IMG_6550Cássius Anderson Miquele de Melo, membro da comissão organizadora do Pint of Science, em Poços de Caldas, explicou que o município foi selecionado devido à experiência com divulgação científica das instituições de ensino participantes. “A abertura de um observatório e museu de ciências na cidade, bem como nossos projetos de extensão pesaram muito na escolha. Importante dizer que implantamos uma novidade na edição em Poços, a tradução em libras de duas sessões, até onde sabemos fomos pioneiros nessa ação. Esperamos que o evento cresça, e realmente cumpra seu objetivo de popularização da ciência, além de tudo, movimente o comércio local.”

Sobre o Pint of Science

O Pint of Science  surgiu de um encontro com pesquisadores, em 2012, na Inglaterra. A experiência inspirou Michael Motskin e Praveen Paul a realizarem um evento onde os cientistas saíssem das universidades e institutos de pesquisa, para conversar diretamente com as pessoas. No Brasil, o evento chegou por intermédio da jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). A primeira edição no país foi em 2015, em São Carlos-SP. A edição 2018 aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio, em 56 municípios no Brasil todo, e em 21 países pelo mundo. Em Poços de Caldas, a realização do festival foi fruto da parceria entre a UNIFAL-MG, a PUC Minas de Poços, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico Social e Trabalho (Sedet), Educação e Turismo.

camera face_icone_transparenteMais fotos em nosso facebook!

Texto: ASCOM Poços