Home Notícias Visita a Webgoal
Visita a Webgoal

Estudantes de Engenharia de Computação realizam atividades práticas no Ateliê de Software Webgoal

Foto 03No dia 17 de maio, estudantes do sétimo período do curso superior de Engenharia de Computação visitaram o Ateliê de Software Webgoal para realizarem atividades práticas relacionadas às disciplinas de Engenharia de Software II e Banco de Dados I ministradas, respectivamente, pelos professores Ricardo Ramos de Oliveira e Giselle Cristina Cardoso. Essa etapa consistiu no contato prático com o desenvolvimento de software em equipe e o uso das metodologias ágeis, além de serem apresentados a novas ferramentas de gerenciamento de tarefas e projetos.

Para o organizador da visita, professor Ricardo, as metodologias, práticas e ferramentas ágeis são muito utilizadas na indústria de desenvolvimento de software atualmente, daí a importância da visita. “A visita possibilitou o contato direto e de forma prática com o sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL, a ferramenta Jira para o gerenciamento de tarefas e projetos de forma centralizada, e a ferramenta Trello que emprega o método "kanban" no gerenciamento de tarefas. Cada equipe mostrou aos estudantes os seus respectivos projetos web ou mobile juntamente com o pipeline de integração contínua com a ferramenta AWS CodePipeline. Os alunos puderam, ainda, conhecer o framework de teste Rspec da linguagem de programação Ruby”, explicou o professor.

O estudante Matheus Diniz Rodrigues, considerou a atividade bem produtiva, “pois possibilitou para nós alunos ter uma ideia de como é o mercado de trabalho, de como funcionam as divisões de tarefas em um projeto e como o trabalho em equipe e o respeito as diferentes opiniões é importante quando se lida com desenvolvimento ágil de software”. Renan Gomes Ferreira reiterou: “a visita foi de extrema utilidade, pois todos presentes puderam observar o que aprendemos em sala, na prática, em um ambiente de desenvolvimento real.”

A visita técnica auxiliará os estudantes no desenvolvimento do projeto interdisciplinar, que envolve as disciplinas de Engenharia de Software II e Programação para Dispositivos Móveis e Controle.

Texto: ASCOM Poços com informações do prof. Ricardo Ramos
25/05/2018, às 17:38