Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Diálogo dos Saberes
Diálogo dos Saberes

 Projeto inicia suas atividades com roda de conversa sobre cultura e apresentações de caiapós e catireiros

Projeto Diálogo de Saberes trata da valorização da cultura popular tradicional

IMG_5817Com o objetivo de oportunizar o contato direto entre representantes de diversas manifestações tradicionais e de diferentes culturas com os estudantes e servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o projeto intitulado “Diálogo dos Saberes”, coordenado pela assistente de alunos e gestora ambiental, Lilian Fernandes, estreou com apresentações artísticas de movimentos da cultura popular poços-caldense e roda de conversa sobre cultura.

No dia 17 de maio, no intervalo do turno integral, teve apresentação do Grupo de Catira Poços-Caldense Mirim. O projeto de catira infantil é coordenado pela professora Angélica, e financiado pelo Fundo Estadual de Cultura, do Governo de Minas Gerais. As crianças que participam do projeto são estudantes da Escola Rural José Avelino de Melo, localizada na Fazenda Lambari, oriundas das fazendas do entorno. Além da catira, eles participam de projetos como aulas de violão, oficina de capoeira, contação de histórias, dentre outros. Segundo Angélica, é a oportunidade que eles possuem de terem acesso e participarem de atividades culturais. “O foco agora é a congada e catira porque são culturas mais presentes na região, desde que faço parte do grupo de catira adulto, só tem perdido componentes porque são homens de idade avançada. Para dar continuidade a essa tradição popular, o grupo deve ser constantemente recomposto, por isso nos apresentamos em escolas e eventos culturais para que outras crianças e adultos conheçam a catira e desperte o desejo em participar”, esclareceu Angélica.

À noite, o Grupo de Catira Poços-caldense brindou o público com uma belíssima apresentação. O grupo coordenado pelo mestre Amadeu Francisco, mais conhecido como Amadeu Catireiro, já recebeu o prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura (MinC), por desenvolver trabalhos de cultura popular ligados à catira e à Cia. de Folia de Reis Brasil Esperança. Amadeu ficou muito honrado com o convite para se apresentarem em uma instituição de ensino: “É muito importante para nós saber que têm pessoas interessadas em resgatar nossas raízes, pois nos dias de hoje a cultura popular é pouco valorizada.”IMG_5710

Na noite de sexta-feira (18), de forma teatral, o Grupo de Caiapós do São José, encenou sua dança. Para encerrar a programação do mês de maio, a roda de conversa sobre cultura realizada na segunda (21), reuniu o professor de Sociologia da Rede Pública em Poços de Caldas, Diney Lenon, que abordou a cultura e a construção de identidade; a professora doutora em Ciências Sociais do Campus Poços, Joyce Gotlib, apresentou os conceitos de cultura; o servidor da Secretaria de Turismo, Ailton Santana, o Mestre Bucha, discorreu sobre a história dos movimentos culturais de Poços de Caldas; Lilian Fernandes e Fábio Geraldo de Ávila apresentaram os projetos que coordenam no campus, respectivamente, Diálogo dos Saberes e Calendário Social.

IMG_5851

 

As interações entre os saberes tradicionais e a comunidade escolar se darão ao longo do ano e através de estratégias diversas. “É um projeto que será construído coletivamente à medida que abarca as visões e interações de seus participantes (atores das comunidades tradicionais e da comunidade escolar). Num primeiro momento, serão realizadas apresentações culturais e rodas de conversa com grupos de cultura tradicional do município (Catira, Caiapós, Folia de Reis, Congada, Viola caipira, dentre outros)”, disse Lilian.

Texto e fotos: Heliese Pereira
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
30/05/2018, às 20:15

camera face_icone_transparenteMais fotos em nosso facebook!