Ensino

facebooktwitter_2youtube

Home Notícias Dia da Cultura!
Dia da Cultura!

Atividades variadas marcam Dia da Cultura no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Confira!

Apresentações musicais, de dança e de teatro e roda de conversa marcaram o dia

IMG_5903Diversas manifestações artísticas tomaram conta do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas no dia 21 de maio. Foi o Dia da Cultura, que integrou alunos e servidores em diversas atividades como apresentações musicais, de dança e de teatro e roda de conversa. Em 2015, o Dia da Cultura foi oficialmente incorporado ao calendário escolar do IFSULDEMINAS. O objetivo é divulgar, valorizar e incentivar, entre a comunidade escolar, as ações culturais desenvolvidas no Campus e na região. A iniciativa de promover o Dia da Cultura foi construída a partir da parceria entre a Coordenação de Cultura, e os projetos Diálogo dos Saberes e Calendário Social do Campus.

Durantes os intervalos do dia, os estudantes assistiram às apresentações de forró circense e intervenção cômica com o palhaço Chupeta, e também puderam cantar com o grupo de rap, Neuro Z-Rap. As meninas do grupo de hip hop Impactus encantaram o público com suas performances. Enquanto isso, os malabares Pedro Augusto Morás Andrade e Larissa T. Raimundo expuseram suas artes com a manipulação de objetos variados.IMG_6012

Para os estudantes do período noturno, a equipe organizadora preparou a roda de conversa sobre cultura, a qual reuniu o professor de Sociologia da Rede Pública em Poços de Caldas, Diney Lenon, que abordou a cultura e a construção de identidade; a professora doutora em Ciências Sociais do Campus Poços, Joyce Gotlib, apresentou os conceitos de cultura; o servidor da Secretaria de Turismo, Ailton Santana, o Mestre Bucha, discorreu sobre a história dos movimentos culturais de Poços de Caldas; Lilian Fernandes e Fábio Geraldo de Ávila apresentaram os projetos que coordenam no campus, respectivamente, Diálogo dos Saberes e Calendário Social. Em seguida, o público pôde prestigiar uma roda de capoeira, formada por capoeiristas do “IF na Roda” e conduzida pelo instrutor do projeto e contra-mestre Kong.

De acordo com Fábio Geraldo de Ávila, membro da equipe organizadora, o Dia da Cultura foi um momento de entrosamento entre a Coordenação de Cultura e os projetos que envolvem ações culturais dentro do Campus: “conseguimos organizar um dia cheio de IMG_6048atividades bem diversificadas, sem atrapalhar o andamento das atividades escolares, com bastante público em todas as apresentações. Acredito que, do ponto de vista do projeto Calendário Social o objetivo foi alcançado, conseguimos sintetizar a nossa discussão sobre cultura durante os meses de abril e maio com chave de ouro. Foi gratificante para nós servidores e comunidade escolar”, destacou.

A estudante do Técnico em Informática e coordenadora da pasta de Cultura, Esporte e Lazer do Grêmio Estudantil, Isadora Souza, participou de várias atividades do Dia da Cultura. Na opinião dela, “foi um bom momento para integrar e descontrair um pouco, além de fortalecer a cultura. Estou com muitas ideias para dar continuidade às atividades culturais no Campus, e uma dela é retomar os intervalos culturais com palco livre para nossos colegas mostrarem seus dons artísticos.”

camera face_icone_transparenteMais fotos em nosso facebook!

Texto e fotos: Heliese Pereira
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
30/05/2018, às 21:14