Home Notícias Bolsas para estudantes
Bolsas para estudantes

Edital Residência Pedagógica 18/2018

Seleção de alunos de iniciação à docência

*O prazo para interposição de recurso é de 24h após a divulgação do resultado e deverá ser protocolado na Secretaria de Registros Acadêmicos com preenchimento do formulário (anexo I), assinado e entregue em envelope lacrado. O resultado final será publicado até o dia 27/06/2018.

Objetivo: O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, por meio da Direção-Geral, torna público que estarão abertas as inscrições para Bolsa Aluno Residente, do Programa de Residência Pedagógica-Capes. A coordenação da Residência Pedagógica - IFSULDEMINAS selecionará licenciandos deste instituto para bolsistas residentes de Iniciação à Docência / Residência Pedagógica, por meio dos docentes orientadores dos campi. Os vinte e quatro (24) primeiros alunos selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais durante o período de 18 meses ou enquanto o aluno permanecer no programa. Os alunos não selecionados dentro das 24 vagas, mas classificados, farão parte do projeto como residentes voluntários - não bolsistas – e, também deverão firmar Termo de Compromisso.

Pré-Requisitos: - Estar regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Geografia ou no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas IFSULDEMINAS, Campus Poços de Caldas para os quais há subprojeto cadastrado no Programa Residência Pedagógica;

- Estar cursando a partir do 5º período, comprovado através de Declaração da Secretaria Acadêmica;

- A Declaração de que trata o item 2.2. deverá ser entregue no dia da escrita da carta de intenções prevista no item 3.2 deste edital.

- Ser brasileiro(a) ou possuir visto permanente no País;

- Estar em dia com as obrigações eleitorais;

- Estar apto(a) a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após aprovação da CAPES, 2 previstas para início em agosto de 2018;

- Dedicar-se, no período de vigência da bolsa, às atividades da Residência Pedagógica – IFSULDEMINAS, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares;

- Declarar ter condições de dedicar 440 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica, conforme detalhadas no item 7.7 deste edital.

- Ter períodos livres para desenvolver as atividades da Residência Pedagógica – IFSULDEMINAS, incluindo-se apresentações formais dos resultados parciais e finais dos trabalhos desenvolvidos na escola, divulgando-os na instituição onde estuda, em eventos de iniciação à docência promovidos pelo IFSULDEMINAS e em ambiente virtual da Residência Pedagógica organizado pela CAPES;

- Ser selecionado(a) por meio de processo seletivo realizado pela equipe de coordenação do subprojeto.

Público-alvo: Estudantes dos cursos de Licenciatura do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, matriculados a partir do 5º período.

Vagas:
vagas para residencia pedagogica

Inscrição: Deve ser feita exclusivamente online, através do preenchimento do formulário disponível no endereço: https://goo.gl/forms/7HOwP1Jh6jp2YqE83, no período de 08/06/2018 a 15/06/2018.

Publicado em 11/06/2018, às 10:03.