Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 18h33 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 16h24 | Acessos: 1285

IF Solares marca presença no evento brasileiro mais importante na área de conversão de energia solar

De 26 a 30 de outubro, a Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a International Solar Energy Society (ISES), realizou o VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS 2020), que é o evento brasileiro mais importante na área de tecnologias de conversão de energia solar e que trouxe como temática central as Energias Renováveis. Marcando presença no Congresso esteve o Projeto IF Solares, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, que foi representado através da apresentação on-line de dois trabalhos de iniciação científica, frutos das pesquisas desenvolvidas através do Projeto.

O prof. Yull Heilordt fez a apresentação do trabalho “SISTEMA GERENCIADOR DE ENERGIA ‘SMART-PLUG’ COM RECURSOS DE TARIFA BRANCA”, representando seu orientando Matheus Diniz Rodrigues e os demais professores envolvidos. E o discente Guilherme Mori apresentou o trabalho “ANÁLISE ENERGÉTICA E OS IMPACTOS DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA”, contando um pouco dos resultados obtidos pela usina fotovoltaica instalada no Campus Poços de Caldas. Os trabalhos foram desenvolvidos graças à cooperação e financiamento do IFSULDEMINAS, da DME Distribuição S/A e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Confira o vídeo com as apresentações!

O Congresso

O VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS 2020) teve o objetivo de promover o intercâmbio de informações e experiências entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, órgãos governamentais, agentes do setor elétrico e associações civis. O evento foi composto de palestras, apresentações de trabalhos técnicos e científicos, mesas redondas, minicursos e mostra tecnológica. As áreas abordadas incluíram todas as formas de conversão diretas ou indiretas da energia solar, como conversão térmica e fotovoltaica da energia solar, energia eólica, uso energético da biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, energia das marés e das ondas, células a combustível, entre outros temas. Para mais informações, acesse: http://cbens2020.abens.org.br/home/

Informações: Prof. Bruno Eduardo Carmelito
Texto: ASCOM - Poços de Caldas