Publicado: Domingo, 08 de Novembro de 2020, 15h36 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 16h40 | Acessos: 1289

Instituto Federal e GSC Eventos realizam a 4ª edição do Congresso Nacional de Educação. Confira como foi!

Nos dias 07 e 08 de outubro, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e a GSC Eventos Especiais realizaram a 4ª edição do Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, que, neste ano, foi totalmente on-line, devido à pandemia. O evento reuniu estudantes, professores e pesquisadores oriundos de instituições de ensino e pesquisa, que tiveram a oportunidade de apresentar os resultados parciais ou finais de seus trabalhos. O Congresso contou com palestras de pesquisadores renomados, como Macaé Evaristo, Eliane El Badouy, Silvia Orrú, Aline Pachamama, Márcia Mura e Angela Pappiani, que trouxeram reflexões sobre temas contemporâneos da educação, em suas diversas vertentes.

thiago aberturaNa abertura do evento, o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, o prof. Dr. Thiago Caproni Tavares, deu as boas-vindas aos participantes e destacou os desafios atuais da educação: “É um momento delicado da nossa história, o qual vai demandar de nós educadores muitas reflexões, discussões e proposições práticas para o desenvolvimento das nossas instituições de ensino”.

lorena abertura

A presidente da Comissão Técnico-científica do Congresso, a professora Dra. Lorena Boechat, agradeceu a participação de todos na edição virtual do evento: “O Congresso Nacional de Educação vem apresentando, a cada ano, resultados promissores, avançando de 75 trabalhos científicos submetidos em sua primeira edição para 220 trabalhos em 2020, com mérito na qualidade das publicações para os autores. Efetivamente, o Congresso configura-se como um espaço de produção e disseminação da pesquisa acadêmica e científica”.

macae evaristoNa palestra de abertura, a Ex-secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2013-2014) e Ex-secretária de Estado de Educação de Minas Gerais (2015 a 2018), Macaé Evaristo, falou sobre educação e diversidade. Macaé comentou que, para tornar as escolas inclusivas uma realidade, é necessária a implementação de uma agenda de políticas públicas. “Hoje, é mais importante ainda a gente se organizar em torno das pautas da diversidade e contra toda forma de desigualdade educacional”, frisou.

webinar mateus lorenaOs professores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Dr. Mateus dos Santos e Dra. Lorena Boechat, estiveram à frente do Webinar “Educação remota em diferentes níveis de ensino: atuação em tempos de pandemia”, juntamente com as professoras Luísa Costa e Elaine Albino. “Este foi um momento muito enriquecedor para nós educadores, pois a gente convidou professores com experiências distintas, na área de educação infantil, educação fundamental, ensino médio, pós-graduação e gestão escolar”, salientou a professora Lorena. “Gostaria de parabenizar todos os profissionais da educação, sejam eles os professores, os técnicos, a equipe das escolas, porque este ano está sendo um ano realmente muito complicado, tenso para todo mundo. E acredito que o trabalho e o esforço, principalmente dos profissionais da educação, tem feito a grande diferença”, disse o prof. Mateus.

webinar lerice mireile 2As professoras do Campus Poços de Caldas, Dra. Lerice Garzoni e Dra. Mireile dos Santos, comandaram o webinar “Mulheres na Educação e na Ciência: reflexões, desafios e lutas”. A partir da História, a professora Lerice refletiu sobre a profissionalização feminina e sobre o potencial papel emancipador da educação para grupos historicamente excluídos e marginalizados. “O fato de estarmos aqui já mostra uma enorme luta das nossas antepassadas para conquistarem alguns espaços. Mas esses espaços ainda não são iguais, ainda não são suficientes e não estão garantidos. A luta dessas mulheres do passado também é a nossa luta hoje”, afirmou Lerice. A profa. Mireile contou um pouco de sua trajetória acadêmica, falou sobre as realidades enfrentadas pelas pesquisadoras, citando ainda nomes de importantes mulheres cientistas. “A presença e a força da mulher sempre estiveram presentes na ciência. Com políticas inclusivas, com um olhar mais macro, a gente consegue, talvez aí em um futuro próximo, estar incluindo mais as mulheres, principalmente na área da ciência. Nós, enquanto docentes, temos a responsabilidade de trabalhar as questões de gênero com os nossos alunos, principalmente se a gente está na ciência”, finalizou Mireile.

Confira alguns momentos do Congresso!

As lives do Congresso foram transmitidas para os participantes através do canal do evento no YouTube: Congresso de Educação Poços de Caldas. Confira alguns momentos (clique nas imagens para ampliá-las)!

Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/