Home Notícias Palestra sobre insetos
Palestra sobre insetos

Pesquisador de universidades estrangeiras apresenta seus experimentos com insetos

IMG_6188No dia 25 de maio, o professor Dirk Louis, pesquisador independente da Universidade Sueca de Agricultura e da Universidade de Oslo – Noruega, esteve no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, para proferir a palestra “Ecologia química no manejo de abelhas e no controle de mosquitos” aos estudantes do curso superior de Ciências Biológicas. O objetivo foi mostrar desde a importância da pesquisa básica, como da pesquisa aplicada, inclusive, mostrando efetivamente sua aplicação com insetos benéficos e várias espécies de abelhas. As pesquisas demonstraram como substâncias químicas secretadas pelas plantas e por outros insetos são determinantes na definição da biologia e como conseguimos entender as interações ecológicas existentes quando prestamos atenção nos aspectos citados.

Ainda apresentou seus experimentos no Quênia e em Zâmbia, na África, com insetos tidos como maléficos, como os mosquitos vetores de doenças terríveis, como malária e filariose (elefantíase). Ao longo dos seus experimentos, baseando-se em substâncias que ele descobriu como atrativas, associadas a inseticidas, seu grupo desenvolveu uma metodologia relativamente barata, mas muito eficiente, principalmente contra mosquitos do gênero Culex.

Para a professora Isabel Teixeira, uma das organizadoras da palestra, além de compartilhar uma pesquisa interessante com os estudantes, o evento trouxe uma interatividade internacional, tendo em vista que o professor Dirk já atuou em muitos países e atualmente, está como pesquisador independente em universidades da Noruega e da Suécia.

cameraface_icone_transparente Confira mais fotos!

Texto: Isabel Teixeira, adaptado pela ASCOM Poços
Fotos: Heliese Pereira