Home Notícias 2º Congresso de Educação
2º Congresso de Educação

Servidores do Campus Poços coordenam atividades no 2º Congresso Nacional de Educação

Palestra, coordenação de mesa redonda e participação em Comissão Científica

IMG_7524No dia 08 de junho, o professor Vagno Emygdio Machado Dias, proferiu a palestra “Ensino Médio, juventude e a recente reforma do ensino médio: relacionado à reforma do ensino profissional.

No sábado (09), a professora Lorena Temponi Boechat coordenou a mesa redonda sobre “Educação Profissional e Tecnológica e Produtos Educacionais”, composta pelo professor do IFSP – Campus Sertãozinho, Paulo Sérgio Calefi; e a professora do IFRS – Campus Bento Gonçalves, Maria Cristina Caminha de Castilhos França.

O primeiro dos convidados a expor sua apresentação foi Paulo Calefi. O palestrante discorreu sobre a história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, desde o ano de 1909, considerado o marco do ensino profissionalizante no Brasil com a criação de 19 escolas de Aprendizes Artífices, até os dias atuais com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Terminada a apresentação do expositor do IFSP, a coordenadora da mesa convocou a professora Maria Cristina para iniciar sua palestra. A representante do IFRS, falou da produção de conhecimento com o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

Também fizeram parte da Comissão Científica do evento as pedagogas, Andrea Margarete de Almeida Marrafon e Berenice Maria Rocha Santoro; a bibliotecária, Heliese Fabrícia Pereira; a psicóloga, Josirene de Carvalho Barbosa; e as professoras, Lorena Temponi Boechat e Luciana de Abreu Nascimento.

cameraface_icone_transparente Confira mais fotos!

Texto: ASCOM Poços
26/06/2018

II Congresso Nacional de Educação encerra edição com sucesso de público e palestras de alto nível

Evento recebeu nomes importantes da área da educação e promoveu debates de suma importância na área

SAM_2855-001O II Congresso Nacional de Educação, que aconteceu nos dias 8 e 9 de junho, no auditório do Hotel Nacional Inn, em Poços de Caldas, finalizou a edição do evento com sucesso de público, de trabalhos científicos e apresentou debates de altíssimo nível para os congressistas da área da educação.

Debates como "Educação Ambiental na Escola", "Reforma do Ensino Médio", "Educação e Diversidade" foram muito proveitosos para os congressistas que possibilitaram trocar opiniões, experiências e conteúdos com os demais participantes do evento.

Os trabalhos científicos também foram um sucesso em submissões e apresentações. Foram submetidos 152 trabalhos nesta edição, o dobro da quantidade da edição passada, e foram trabalhos de excelente nível de pesquisa e resultado. Todos foram apresentados em banner e a comissão elegeu os seis melhores para apresentação oral durante a programação do evento. Estes trabalhos ainda serão publicados nos Anais do evento, que conta com registro no ISSN on line nº 2526-9686.

O evento também promoveu minicursos durante a programação, com temas como "Bully8ing e Cyber Bullying", "Inclusão e Tecnologia" e "Projetos Pedagógicos de Cursos Superiores". O minicursos foram também um sucesso de público com participação efetiva nos debates.

A organização já está planejando a terceira edição do evento, que contará com mais atrações e mais palestras, sempre buscando temas atuais nas vivências educacionais no Brasil e no mundo. A expectativa é que sejam submetidos mais trabalhos e que a participação do público continue efetiva e agregando mais valor aos participantes.

Para conferir as fotos da edição e tudo que aconteceu no evento, acesse o site: www.educacaopocos.com.br. A terceira edição do evento acontecerá dias 7 e 8 de junho de 2019, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas.

Texto: GSC Eventos
13/06/2018