Home Notícias Palestra sobre Astrobiologia
Palestra sobre Astrobiologia

Palestra trata da possibilidade de vida em outros locais do universo, e desperta o interesse de estudantes do Campus

IMG_6350A palestra “Astrobiologia, buracos negros e vida extraterrestre", realizada no dia 12 de junho, despertou o interesse de muitos estudantes. Com o auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas lotado, o professor Rafael Felipe Coelho Neves, tratou da possibilidade de vida em outros locais do universo, de modo a abranger o nosso sistema solar, nossa galáxia e galáxia vizinhas. Além disso, abordou as condições físico-químicas para existência de biomoléculas necessárias para vida em ambientes extraterrestres, e a necessidade do planeta estar em uma zona habitável para que a vida ocorra. O tema buracos negros do ponto de vista da relatividade geral também esteve presente nas discussões. O professor Rafael já prevê uma nova apresentação em virtude da grande demanda.

“A palestra teve um cunho informativo essencial, pois apresentou um tema complexo de modo compreensível às pessoas que não são formadas na área, e também esclareceu o tema quebrando mitos urbanos sobre a existência de vida fora do planeta”, destacou Eliezer Mafra, estudante do curso de Engenharia de Computação. Pedro Henrique Pessoa, cursa o Técnico em Informática Integrado, e salientou que palestras interessantes como essa, fazem a diferença e prendem realmente a atenção dos alunos. Na opinião do estudante Marlon Philipe Tereziano, de Engenharia de Computação, faltou tempo para discutir um assunto tão vasto. Para Lívia Melo Souza, estudante do Técnico em Informática Integrado, a abordagem do tema trouxe muitos questionamentos sobre o assunto: “ampliou o desejo de aprender sobre temas que não são muito vistos no dia a dia”, complementou.IMG_6331

“O conhecimento das dimensões do Universo em relação à nossa Galáxia, desta em relação ao Sistema Solar nos faz refletir ao mesmo tempo sobre a nossa pequenez, já que estamos perdidos na vastidão, e sobre a nossa grande sorte, dadas as excepcionais condições necessárias ao surgimento da vida. Para mostrar o que a ciência pode dizer, hoje, sobre a questão da existência de vida além do nosso planeta, o professor Rafael, de maneira didática e bastante clara, ao relatar as hipóteses da Ciência sobre os eventos ocorridos após o Big-Bang, o entendimento que se tem, na atualidade, a respeito dos corpos celestes e das condições necessárias para que a vida ocorra, nos levou a transpor a barreira do senso comum - mais calcado na Ficção Científica - a respeito desta questão inicial, para refletir sobre questões da Filosofia como, por exemplo: "Como é possível definir “vida”?" ou, ainda, "É possível defini-la de maneira definitiva?". Excepcional! Somos privilegiados por trabalhar com colegas de profunda e variada formação. Divulgação científica é uma de nossas missões institucionais. Que outros servidores se animem, futuramente, a compartilhar com a comunidade acadêmica suas pesquisas, conhecimentos e reflexões!” evidenciou Maria Regina Fernandes da Silva, técnica em assuntos educacionais do Campus Poços de Caldas.

cameraface_icone_transparente Confira mais fotos!

Texto e fotos: Heliese Pereira
28/06/2018, às 10:01