Home Notícias Medalhistas no JIF
Medalhistas no JIF

Atletas do Campus Poços estão classificados para Etapa Regional no CEFET-BH

As modalidades em disputa serão tênis de mesa, natação, atletismo e judô

IMG_8122Entre os dias 13 e 17 de junho, cerca de 90 estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas se reuniram no Campus Muzambinho para participação na etapa local dos Jogos dos Instituto Federais (JIF 2018). Os atletas disputaram nove modalidades coletivas e individuais (futsal, handebol, vôlei de quadra, vôlei de areia, atletismo, judô, natação, xadrez e tênis de mesa). Os atletas classificados avançam agora para a Etapa Regional da competição, que será realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), em Belo Horizonte, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro.

De acordo com a Chefe do Setor de Esportes e Lazer, Heliese Pereira, “os excelentes resultados só foram alcançados, devido ao programa de treinamento implantado no último ano. Contamos com o apoio de estagiários voluntários na preparação das equipes. Além de que os estudantes estavam muito motivados e treinaram “duro” nos horários determinados para cada modalidade, levaram a sério, e o resultado do trabalho realizado não poderia ser diferente: atletas de quatro modalidades representarão Poços de Caldas na regional em BH. Estou muito feliz por eles!”IMG_7958

Segundo o professor de Educação Física, Josué Lopes, a participação do Campus Poços no JIF foi excelente, houve uma evolução significativa em relação ao ano anterior, tanto nas modalidades coletivas, quanto nas individuais. “Isso tudo é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido tanto no Setor de Esportes como nas aulas de Educação Física, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar as várias modalidades esportivas que fizeram parte dos jogos”.

Josué ainda destacou o salto que houve em relação às modalidades individuais onde o Campus Poços, em uma pontuação geral, ficou em primeiro lugar no atletismo, natação, tênis de mesa e judô. “Essas modalidades avançaram para a próxima etapa do JIF, portanto, aproximadamente 20 estudantes estarão presentes na etapa regional, em BH, entre os meses de agosto e setembro”, destacou.

O estagiário Marcos Gabriel, esteve responsável pelos treinamentos de futsal e handebol. Para ele estar presente em uma das edições do JIF, vai muito além de uma simples participação em uma competição esportiva: ‘mais do que vestir um uniforme, entrar em quadra e depois sair. É a possibilidade de proporcionar uma folga das aulas, onde são extremamente exigidos, não que isso não seja muito importante, mas uma “pausa” também é fundamental para que o rendimento não seja afetado”, explicou.

IMG_7987Marcos comentou sobre o desempenho das equipes. “Ao considerar o lado esportivo, podemos observar um enorme avanço do Campus Poços de Caldas nas modalidades em que participou. Equipes bem organizadas e preparadas, unidas, guerreiras, motivadas e com objetivos bem definidos. Enfim, todos os participantes merecem parabéns pela participação de um grande evento esportivo, que proporciona também a construção de laços de amizade e confiança, além de uma exemplar organização e que representa lembranças por toda a vida”, festejou Marcos.

Para Flávio Oliveira Santos, estagiário responsável pelo voleibol, a experiência foi maravilhosa: “entramos com um time totalmente novo, com pouco tempo de treino, atletas que em sua maioria nunca participaram de uma competição e fizemos bonito. Enfrentamos o campeão e vice em jogos muito disputados, mas acredito que a inexperiência e o nervosismo atrapalharam. Entretanto, os atletas entraram em quadra levando no peito o nome do Campus Poços, e tenho certeza que retornaremos no próximo ano, mais fortes e preparados em busca do primeiro lugar”.

Confira, abaixo, em quais modalidades o Campus foi vencedor!

- Tênis de mesa masculino

- Natação: 200 metros livre feminino; 50 metros costas masculino; 50 metros peito masculino; 100 metros medley masculino; 100 metros livre masculino e revezamento medley 4 x 50 metros masculinoWhatsApp Image 2018-06-16 at 17.28.51

- Atletismo: salto triplo masculino; 200 metros masculino; 4x100 masculino; 1500 metros masculino e 3000m feminino

- Judô: meio médio masculino e médio feminino

Os atletas dessas modalidades, representarão o Campus na Etapa Regional da competição, que será realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), em Belo Horizonte, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro.

Nas modalidades, a seguir, o Campus ficou entre a três primeiras equipes colocadas:

- Handebol feminino (segundo lugar)

- Futsal masculino (terceiro lugar)

- Handebol masculino (terceiro lugar)

Os alunos com bom desempenho e que não conseguiram o primeiro lugar poderão integrar as equipes que serão formadas para competir na Etapa Regional.

cameraface_icone_transparente Confira mais fotos!

Texto: ASCOM Reitoria, adaptado pela ASCOM Poços
Fotos: Heliese Pereira e Arthur Rezende