Home Notícias OLIP 2018
OLIP 2018

Estudantes do Campus Poços participam da 8ª Olimpíada Interna de Programação

DSC_0178No dia 16 de junho, estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas acompanhados pelo professor e técnico Antônio José de Lima Batista, participaram da 8ª Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS (OLIP), realizada no Campus Muzambinho. Os estudantes se dividiram em quatro equipes, a saber: Que Que C disse? e Package mrv, composta por estudantes do curso integrado Técnico em Informática, e a DR2 e SK Teletom por estudantes do curso de Engenharia de Computação. As equipes do Campus Poços foram premiadas pelo desempenho que obtiveram na 8ª edição da olimpíada.

Confira, abaixo, a composição das equipes

Que que C disse?

Natan Hilário da Silva (3º Info)

Giovana Coler Fuentes (3º Info)

Ana Luiza Martins Cesário (3º Info)

Package mrv

Matheus dos Santos Inês (2º Info)

Vanessa Vilela Tavares (2º Info)

Rhian Luis Garcia Moraes (2º Info)

DR2

Renato Silveira de Lima (3º período de Engenharia de Computação)

Renata Teixeira Dias (7º período de Engenharia de Computação)

Denis Bernardes de Oliveira (7º período de Engenharia de Computação)

SK Teletom

Rodrigo Araújo Marinho Franco (5º período de Engenharia de Computação)

Yuri Fernandes de Oliveira (5º período de Engenharia de Computação)

Marcos Vinícius (5º período de Engenharia de Computação)

Resultados

A equipe Que que C disse? conquistou medalha de bronze. Em décimo lugar ficou a equipe Package mrv. Já a SK Teletom conquistou uma vaga para a etapa regional da Maratona Nacional de Programação e voltará a competir pelo Campus Poços de Caldas no Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) em Santa Rita do Sapucaí em setembro. Além disso a equipe tentará garantir uma vaga para participação na etapa final da XXIII Maratona de Programação que acontecerá em novembro na Universidade Federal da Bahia (UFBA).DSC_0167

Antônio avaliou os resultados como um marco para o Campus de Poços de Caldas: “esses resultados demonstram o empenho dos estudantes do ensino médio e do superior, além de indicar a qualidade dos cursos. Espero que esses resultados possam incentivar os estudantes ingressantes a participarem das competições de programação e de nosso grupo de estudo”, comentou.

A prova

Por aproximadamente quatro horas, os estudantes solucionaram 12 questões. As questões requeriam dos estudantes a resolução de problemas desafiadores envolvendo lógica e raciocínio. O professor técnico não podia ser consultado. Também não foi permitida consulta a nenhum meio eletrônico, somente meios escritos, como anotações, cadernos e livros.

O GEOLIP

O Grupo de Estudo para Olimpíadas de Programação (GEOLIP), é coordenado pelos professores Antônio, Straus Michalsky e Paulo Muniz de Ávila. As reuniões são abertas a todos os estudantes do Campus e ocorrem semanalmente, quarta-feira, das 13h às 15h.

Texto: Antônio Batista, adaptado pela ASCOM Poços
Fotos: Antônio Batista