Home Notícias Hackathon Botelhos
Hackathon Botelhos

Docentes do Campus participam como palestrantes de evento sobre tecnologia e empreendedorismo

WhatsApp Image 2018-06-26 at 21.28.54 (1)Com o objetivo de incentivar jovens do ensino médio e cursos técnicos e a população em geral a se interessarem pelas temáticas tecnologia, inovação e empreendedorismo, além  de conhecer os avanços, os desafios e as oportunidades tanto para empreender quanto para se qualificar para futuras possibilidades de contratação, a Prefeitura Municipal de Botelhos, em parceria com o Grupo Center, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e o SEBRAE-MG realizou o Hackathon Botelhos 2018 no dia 23 de junho.

O evento, que reuniu aproximadamente 140 pessoas, consistiu em uma maratona de palestras subdivididas em temas como: Indústria 4.0; O mercado de TI; Desenvolvimento de aplicativos; O mercado de games; Tecnologias no agronegócio; Internet das coisas; Gestão de carreiras; Empreendedorismo, dentre outros assuntos.

Dentre as 14 palestras realizadas, duas foram ministradas por professores do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Sylvana Cardoso da Silva e Almeida abordou o tema Gestão de Carreiras e dos desafios de escolher uma profissão nos dias atuais, além de apresentar um passo a passo para o planejamento da carreira. Para ela a iniciativa dos organizadores foi excelente: “muito bem-vinda no cenário atual de mudanças e desafios. Nesse contexto, instigar e desafiar os jovens a buscar novas oportunidades é essencial para todas as cidades”, salientou a professora.WhatsApp Image 2018-06-26 at 21.28.59

Já o professor Thiago Caproni Tavares, explanou sobre o tema Internet das Coisas que é um conceito que abrange diversas tecnologias de processamento de dados, sensoreamento e comunicação de forma a conectar “coisas” com a Internet. “O termo “coisa” pode ser relacionado a literalmente qualquer coisa ou objeto tais como carros, eletrodomésticos e tudo o que for possível associar elementos de medição, processamento e transmissão de dados. É uma área em plena evolução que provê muitas oportunidades para inovar e empreender”, explicou ele. Na sua opinião, o evento Hackathon Botelhos foi uma excelente iniciativa da Prefeitura Municipal: “uma vez que teve o intuito de motivar e estimular a juventude da cidade quanto a importância em relação a ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação”, comentou.

Texto: ASCOM Poços, com informações dos palestrantes
05/07/2018, às 19:44