Home Notícias Cursos FIC - Matrículas
Cursos FIC - Matrículas

EDITAL Nº 21/2018

Oferta de vagas para interessados em participar como alunos de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Objetivos: Visa a abertura de período de matrículas para onze cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos são inteiramente gratuitos e abertos à comunidade externa e interna do IFSULDEMINAS, contanto que sejam respeitados os pré-requisitos mínimos.

Requisitos: Serão ofertados 11 (onze) cursos FIC institucionais no total, sendo 7 (sete) na modalidade presencial, 03 (três) na modalidade semipresencial e 01 (um) na modalidade a distância, conforme especificado na tabela abaixo:

CURSO FIC

MODALIDADE

CARGA HORÁRIA TOTAL

PRÉ-REQUISITO(S)

Auxiliar Administrativo

Ter Ensino Médio Completo

Capacitação Docente em Sistemas Fotovoltaicos

160 horas

Ter graduação na grande área de Engenharia Elétrica ou áreas afins OU Ter graduação na área de Física

Gestão de Pequenos Negócios

Ser sócio empresário OU gerente OU proprietário de pequeno negócio

Ter Ensino Médio Completo

IF Pré-Vestibular: Língua Portuguesa e Redação como Porta de Entrada para os Cursos Integrados

40 horas

Estar cursando o 9o ano do Ensino Fundamental em escola pública OU  Estar cursando o 1o ano do Ensino Médio em escola pública, com comprovação de ter cursado todo o Ensino Fundamental na rede pública de ensino.

Inglês Básico A ATENÇÃO: Curso sujeito a adiamento ou cancelamento, caso o IFSULDEMINAS não consiga contratar professor substituto em tempo hábil.

42 horas

Ter no mínimo 16 anos no ato da matrícula; • Ter computador com acesso à internet e disponibilidade de tempo para realizar as atividades a distância; Ter meios para providenciar o livro texto: American English File 1 (1A ou versão completa segunda edição, 2013)

Inglês Básico B

63 horas

Ter no mínimo 16 anos no ato da matrícula;  Ter computador com acesso à internet e disponibilidade de tempo para realizar as atividades a distância; Ter meios para providenciar o livro texto: American English File 1 (segunda edição, 2013)

Além disso: • Estar na lista de alunos regularmente matriculados ou que tenham concluído o Inglês Básico A (Anexo III) OU • Participar de prova de nivelamento, conforme orientações contidas no Anexo III.

Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

160 horas

Ser maior de 18 anos; Ter Ensino Médio Completo; Possuir conhecimento prévio sobre eletricidade e instalações elétricas.

Introdução à Programação em Linguagem Python

60 horas

Ter concluído curso técnico ou superior na grande área de Ciência da Computação OU Estar regularmente matriculado em curso técnico ou superior da grande área de Ciência da Computação, a partir do 3o período ou do 2o ano.

Libras Básico

70 horas

Ter no mínimo 16 anos no ato da matrícula; Ter Ensino Fundamental Completo.

Libras Intermediário

100 horas

Ter concluído curso ou disciplina em curso superior de Libras Básico com carga horária mínima de 40 horas;  Ter no mínimo 16 anos no ato da matrícula;  Ter Ensino Fundamental Completo.

Linux Básico

A distância

20 horas

Ter no mínimo 16 anos no ato da matrícula; Ler e compreender textos em Inglês, uma vez que o material é disponibilizado nessa língua.

Pré-inscrição: - Todos os interessados em matricular-se nos cursos deverão realizar primeiro a pré-inscrição, preenchendo o formulário disponibilizado no link https://goo.gl/forms/bpSLgvwWiFXOudtd2. Após preencher e enviar o formulário, o candidato receberá um e-mail com a cópia de suas respostas, o qual deverá imprimir e levar no ato da matrícula.

- O preenchimento do formulário de pré-inscrição NÃO GARANTE MATRÍCULA NO CURSO. As matrículas serão realizadas presencialmente, conforme informações contidas no item 4 do edital.

Matrículas: Após a realização da pré-inscrição, os interessados deverão fazer a matrícula por ordem de chegada dos candidatos, desde que respeitados os requisitos mínimos do curso. O período de matrículas será do dia 16/07/2018 até o dia 26/07/2018, das 07:00h às 17:00h OU até completarem todas as vagas disponibilizadas para o curso, o que ocorrer primeiro. As matrículas serão realizadas na Coordenadoria de Extensão do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, localizado à Avenida Dirce Pereira Rosa, n o 300, bairro Jardim Esperança.

Publicado em 12/07/2018, às 18:15.