Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 16h40 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 18h27 | Acessos: 1530

IFSULDEMINAS realiza abertura virtual da 12ª Jornada Científica e do 9º Simpósio da Pós-Graduação

Ações institucionais de combate à COVID-19 são destacadas na primeira live

Na manhã dessa quarta-feira, dia 02/12, o IFSULDEMINAS realizou a abertura oficial da sua 12ª Jornada Científica e Tecnológica e do seu 9º Simpósio da Pós-Graduação. O evento virtual, que contou com a participação de gestores e servidores da instituição, foi transmitido ao vivo pelo Canal no YouTube do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas que, nesta edição, foi o campus responsável pela organização dos eventos. A transmissão foi acompanhada por servidores, alunos, participantes e comunidade. Os eventos científicos institucionais receberam cerca de 650 trabalhos científicos das mais variadas áreas do conhecimento, submetidos por estudantes e pesquisadores de diversas instituições públicas e particulares de todo o país. A programação segue até sexta-feira, dia 04/12 (clique aqui e confira).

2 print 14
Na abertura, gestores do IF deram as boas-vindas aos participantes dos eventos.
 

Na abertura, o reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Marcelo Bregagnoli, elogiou o trabalho de organização dos eventos e todos os servidores e alunos envolvidos, saudando ainda todos os participantes da comunidade interna e da comunidade científica externa. O gestor enfatizou ainda os pontos positivos do formato virtual dos eventos e a importância de se valorizar a ciência: “a gente pode usar desse momento como uma análise de uma instrumentalização de um evento que pode se tornar mais ativo, de forma remota, chegando de forma mais eficiente em determinadas situações. Como nós estamos dentro de uma instituição educacional, nossa finalidade primária é exatamente essa: levar conhecimento e sabedoria. Que a gente possa utilizar esse momento de elevação institucional e de elevação da qualidade de vida das pessoas”.

O pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Prof. Cleber Ávila Barbosa, destacou que a Jornada e o Simpósio já se tornaram eventos tradicionais, se consolidando como espaços de disseminação da ciência: “essa iniciativa traz muitas oportunidades de iniciação e ganhos imensuráveis para nossos estudantes, porque é onde o estudante começa a vida acadêmica dele, em termos de pesquisa. É onde ele tem um despertar para essa questão, que é tão importante”. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Profa. Sindynara Ferreira, mencionou que os eventos representam a contribuição do IF para a ciência: “neste ano, apesar de todas as adversidades que o campo científico e tecnológico vem sofrendo e da situação de calamidade pública que enfrentamos, esses dois eventos cumprem o objetivo de divulgar a produção científica das instituições na região e continuam servindo como espaço para a troca de experiência e a socialização dos novos conhecimentos, agora em um formato totalmente remoto”.

O diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Thiago Caproni Tavares, parabenizou todos os servidores e discentes envolvidos com a realização do evento, salientando os desafios da primeira edição virtual, que se tornou histórica para a instituição: “quero parabenizar e agradecer por todos os trabalhos que foram submetidos pelos pesquisadores. Parabenizar principalmente os alunos pesquisadores, que se iniciaram no desenvolvimento científico. Isso é muito importante para a nossa instituição. Isso traz um caráter de inovação, de desenvolvimento científico e isso cada vez mais nos faz crescer como instituição”. O coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Neves, explicou como os trabalhos submetidos estão dispostos no site da Jornada e do Simpósio e convidou o público para prestigiar as apresentações. O docente agradeceu a atuação do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do Campus Poços de Caldas e dos bolsistas do evento. Falou ainda sobre os diferenciais da edição de 2020, como o maior número de avaliadores por trabalho e a premiação com medalhas das melhores apresentações.

Ações de enfrentamento à COVID-19

Logo após a abertura oficial, teve início a mesa sobre as ações do IFSULDEMINAS no enfrentamento à COVID-19, que foram apresentadas por servidores dos campi da instituição. O Prof. Sérgio Henrique Teixeira, do Campus Poços de Caldas, apresentou o trabalho do Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN), que monitora e mapeia a situação da COVID-19 no Sul de Minas, por meio do projeto Siga COVID. O engenheiro Eduardo Rodrigues abordou a produção de álcool em gel no Campus Inconfidentes, que contou com a parceria da Receita Federal, dos campi do IFSULDEMINAS e de diversos outros órgãos e instituições. A coordenadora de Extensão do Campus Machado, Michelle da Silva Marques, falou sobre as mais de 90 mil máscaras de tecido produzidas pelo seu campus, que foram distribuídas para 294 entidades, em 77 cidades da região. “Ouvindo esses projetos, a gente fica com um imenso orgulho. Eu acho que a gente reafirmou a nossa missão junto à comunidade, disse Michelle”.

27 print 12
Servidores dos campi apresentaram as ações do IFSULDEMINAS no enfrentamento à COVID-19.
 

A profa. Flávia Helena Pereira explanou sobre os cursos na área da Saúde, como o curso Técnico em Enfermagem, ofertados pelo Campus Passos e outros campi do IFSULDEMINAS, que estão formando profissionais que hoje atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Destacou ainda uma pesquisa desenvolvida pelo Campus Passos sobre os impactos na qualidade de vida dos profissionais de enfermagem em tempos de pandemia. O Prof. Alex Uzeda trouxe as ações do CervArt, Grupo de Estudos em Cerveja Artesanal do Campus Machado, que adaptou a infraestrutura da cervejaria artesanal do campus para a produção de álcool em gel, desde a matéria-prima até o produto final, tornando o IFSULDEMINAS autossuficiente na produção deste antisséptico e auxiliando outras instituições. “Juntos, somos mais fortes e conseguimos fazer coisas maravilhosas”, mencionou Uzeda.

O Prof. Humberto Duque explicou sobre o projeto de produção de autoclaves de ozônio, para descontaminação de equipamentos de proteção individual (EPI’s); rodos e robôs de luz ultravioleta (UV-C), para descontaminação de pisos e superfícies hospitalares. O projeto está em desenvolvimento no Campus Poços, com o intuito de auxiliar o combate ao coronavírus nas cidades de Poços de Caldas e Passos. A Profa. Maria Cecília Simões frisou a produção de 5.200 litros de sabonete líquido pelo Campus Pouso Alegre, que contou com a parceria de diversas empresas. A produção foi doada, juntamente com kits de álcool em gel e máscaras, para diversas instituições da região. Para a docente, “essas ações mostram a união da nossa instituição e a inserção do Instituto dentro da comunidade”. Finalizando a live, o Prof. Rafael Neves apresentou a produção das máscaras de acetato, também conhecidas como face shields, no Campus Poços de Caldas, que produziu mais de 1000 itens, com o auxílio das impressoras 3D de todos os campi do IFSULDEMINAS.

Assista à gravação da primeira live!

Confira, a seguir, a gravação da live com a abertura da 12ª Jornada Científica e Tecnológica e do 9º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS e com a mesa sobre as ações do IF no enfrentamento à COVID-19:

Edição on-line aprovada

O público aprovou a versão on-line da 12ª Jornada Científica e Tecnológica e do 9º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Durante a live de abertura dos eventos, foram muitas as manifestações positivas dos participantes. Confira alguns depoimentos:

Renato Aparecido de Souza: “Parabéns a todos os envolvidos em permitir a versão on-line do maior evento científico do IFSULDEMINAS. Nosso reconhecimento! Sucesso a todos os participantes!”.

Luciel Oliveira: “Parabéns a todos organizadores e participantes. Precisamos de mais eventos assim”.

Sueli Machado Pereira de Oliveira: “Parabéns aos organizadores do evento! Este muito contribui na divulgação das pesquisas realizadas no nosso IFSULDEMINAS”.

Alexandre Fieno da Silva (Pouso Alegre): “Parabéns a toda equipe organizadora, servidores e alunos pelo evento”.

Confira alguns momentos!

Nas imagens a seguir, veja alguns momentos da primeira live da Jornada Científica e do Simpósio da Pós. Clique nas imagens para ampliá-las.

Trabalhos científicos

A programação da 12ª Jornada Científica e Tecnológica e do 9º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS continua até esta sexta-feira, dia 04/12. No site dos eventos, o público já pode conferir as apresentações, nos formatos vídeo e pôster, dos cerca de 650 trabalhos científicos submetidos pelos participantes. Por exemplo, o Felipe Lanzoni Dellargine, que é aluno do Campus Inconfidentes, e a Lorena Sierra, aluna da Universidade de Tolima (Colômbia), apresentaram um relato de experiência sobre um projeto de educação ambiental desenvolvido com alunos da instituição educativa Santiago Vila Escobar, localizada no município de Ibagué (Tolima, Colômbia), que envolveu palestras educativas, confecção de vasos de garrafas PET reutilizadas, plantio de mudas e a implantação de uma horta escolar.

horta
Os trabalhos reúnem temáticas variadas. Na imagem, destaque para projeto de educação ambiental.


Programação de lives

Nesta sexta-feira, dia 04/12, o público também poderá assistir a três lives do 9º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. As transmissões serão pelo canal do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, no YouTube: youtube.com/ifpocosoficial . Todas as atividades são on-line, gratuitas e abertas a todos os interessados. Confira a programação e participe!

Programação - Sexta-feira, dia 04/12

image

image 1

image 2


Texto: ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
03/12/2020.

registrado em:
Fim do conteúdo da página