dominio3

minha_biblioteca

livroaberto

ibict

periodicoscapes1

comut

bdtd_biblioteca

scielo_2

facebook

videocamp_ok

jornal-pocos

Home Biblioteca
Apresentação

Biblioteca “Professor Gerson Pereira”

Com a mudança do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas para sua sede definitiva na zona sul da cidade (Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança), desde janeiro de 2015, a Biblioteca Professor Gerson Pereira passou a contar com instalações provisórias até que o processo de reforma do Tathersal seja concluído. O Tathersal abrangerá as instalações definitivas da Biblioteca, tornando-se um dos maiores centros propagadores do conhecimento e da leitura do IFSULDEMINAS e da região. Veja, abaixo, algumas fotos das instalações provisórias.

    Image folder specified does not exist!
  •  

Histórico 

Inaugurada no dia 19 de dezembro de 2011 nas dependências do IFSULDEMINAS, a Biblioteca “Professor Gerson Pereira” está localizada na Avenida Dirce Pereira Rosa, 300 – Jardim Esperança. A cerimônia de inauguração da biblioteca contou com a presença do homenageado, familiares e amigos, além de autoridades e servidores do Campus.

    Image folder specified does not exist!
  •  

Quem foi Gerson Pereira?

Gerson Pereira foi servidor público, aposentado em 1987 como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico pela então Escola Agrotécnica Federal de Machado, após trinta anos de uma incansável carreira docente. Durante esse período, desempenhou inúmeras funções e, sem dúvida, uma das atividades que mais lhe agradou foi ter recebido do Diretor Marcelo Diógenes Maia, ainda nos anos 1950, a missão de organizar a primeira Biblioteca da Escola. O Professor ingressou na Escola de Iniciação Agrícola de Machado após prestar exame de suficiência do Ministério da Educação, correspondente aos concursos de hoje, para o exercício do magistério em História. Posteriormente, lecionou Língua Portuguesa, Francês, Latim e outras disciplinas, além de ter atuado por longos anos no Serviço de Orientação Educacional da Escola. Gerson nasceu no município de Machado-MG em 16/02/1934, na Fazenda São Tomé. Viveu a infância na área rural, tendo ali aprendido a ler e escrever na escolinha que tinha como professora uma tia pelo lado paterno. Foi para a cidade com doze anos, sendo matriculado no Grupo Escolar D. Pedro II, em série equivalente ao 3º ano do Ensino Fundamental e depois no Ginásio São José. Apesar das dificuldades decorrentes da poliomielite adquirida com dois anos de idade, superou todas as limitações e preconceitos para destacar-se desde cedo na vida intelectual. Residindo em Poços de Caldas, mas trabalhando na Escola Agrotécnica de Machado, viajou por quinze anos entre estas duas cidades. Diante disso, em meados dos anos 1970, resolveu ir à Brasília de fusca e com toda a família para tentar, junto ao Ministério da Educação, uma transferência para algum órgão federal em Poços de Caldas ou mesmo para alguma outra rede pública de ensino. Além de ter o pedido negado, ouviu do funcionário que lhe atendeu a fala de que “nunca Poços de Caldas teria uma escola federal que pudesse permitir sua transferência”. Por esta razão, mesmo já aposentado, acompanhou com muita euforia e alegria a implantação do Campus do IFSULDEMINAS no município, expressando assim todo o amor que possui por esta Instituição, ainda chamada por ele, carinhosamente, de “Escola Agrícola”. O Professor Gerson Pereira faleceu no dia 28 de setembro de 2013.