Guilherme Ramalho

Professor de Eletrotécnica, com foco em proteção e qualidade da energia elétrica. Doutorando em sistemas elétricos de potencia na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Mestre em Telecomunicações na área de Predição de Cobertura para Sistemas Ponto Área pelo instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) concluído em 2006. Graduação universitária em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, concluída em 1998. Atualmente, no Grupo de Qualidade de Energia Elétrica da UNIFEI, estuda o desenvolvimento de dispositivo microcontrolado para o envio de sinais monitorados ao longo das linhas de distribuição de energia ao centro de operação, com finalidades de localização de faltas e monitoramento da qualidade da energia. Projeto contempla meios e protocolos de telecomunicações para o tráfego de dados, além de tecnologias de segurança que permitem a integridade e segurança da informação trafegada.