Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 16h14 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 16h43 | Acessos: 592

IFSULDEMINAS participará do “CIRCUITO URBANO 2022”, DA ONU

Dia 04/10, às 18h, professora do Campus Poços terá fala sobre abelhas urbanas

1A ONU Habitat realiza, todos os anos, o Circuito Urbano, que conta sempre com temas selecionados para estimular o debate entre diversos atores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. Em 2022, o foco do debate será sobre redução de desigualdades e localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

👏👏💚 Nesta terça-feira, dia 04/10, a professora do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Dra. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, participará do evento virtual “OBSERVATÓRIO DAS CIDADES MAIS INTELIGENTES BRASIL - OC + I BRASIL”, organizado pelo Instituto Arvorecer com parte da programação do Circuito Urbano 2022, da ONU Habitat. A Profa. Isabel falará, às 18h, sobre “ABELHAS URBANAS: Espalhando vida pelas cidades e transformando pessoas e espaços”.

👩🏽‍💻 O evento completo começa a partir das 16h e a transmissão ao vivo será pelo canal do YouTube do Circuito Urbano 2022 da ONU Habitat:
👇

Programação:

Confira a programação completa, com todos os painelistas:
1. 16h00m - Abertura
2. 16h10m - Observatório das Cidades Mais Inteligentes Brasil - OC +I Brasil - Marlene Pintinha - Presidente do Instituto Arvorecer, Sustentabilista e Consultora em Cidades Inteligentes - Poços de Caldas - MG
3. 16h30m - A importância das OSC e das alianças intersetoriais nos municípios para o alcance dos ODS - Julia Caldas - Superintendente da FUNDAMIG - MG, Belo Horizonte
4. 16h55m - Desenvolvimento de Alternativas Sustentáveis Para Habitação de Baixa Renda - Luiz Chaves - Secretário Municipal de Agricultura e Pesca de Ubatuba - SP 5.17h20m - Geração de Energia através do tratamento do lixo com geração de crédito de carbono e produção de alimentos - Luís Ramos - Diretor Comercial e Vice Presidente do Conselho de Meio Ambiente de São João da Boa Vista - SP
6.17h40m - Saneamento 4.0 - Prof. Dr. Rafael Brito de Moura - Engenheiro Ambiental e Professor adjunto do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL - MG, Campus Poços de Caldas
7. 18h00m - ABELHAS URBANAS: Espalhando vida pelas cidades e transformando pessoas e espaços - Prof. Dra. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira - Bióloga e Professora do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
8. 18h20m - Voluntariado Transformador: estratégia intersetorial para a localização dos ODS - Rodrigo Starling, Escritor, Filósofo e cientista político pela ULHT Lisboa, fundador do Minas Voluntários e Secretário de parcerias, voluntariado transformador e cidadania da FUNDAMIG, M
9.18h45m Leitura da Carta Compromisso OC +I Brasil Agenda 2030
10. 18h55m Encerramento

Sobre o OC + I Brasil

O Observatório das Cidades Mais Inteligentes Brasil - OC + I Brasil será lançado para os agentes da inovação: empresários, comunidade acadêmica, OSCs, gestores públicos e cidadãos, através de evento on-line no Circuito Urbano 2022 da ONU Habitat para integração de pautas, fornecendo dados e subsídios para a montagem de plano de trabalho e plano de ação para o desenvolvimento de projetos de impacto. Projetos capazes de acelerar a economia local e regional, urbana e rural. O objetivo é prospectar demandas e investimentos de forma a fortalecer o empreendedorismo e a proteção do patrimônio cultural e ambiental. Além disso, o webinário apresentará materialidade e práticas validadas pela experiência de notáveis stakeholders que apresentarão temas com soluções que se relacionam aos ODS, principalmente com o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, importante norteador para realização de ações concretas para acelerar o cumprimento da Agenda 2030.

Publicado em 03/10/2022.