Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Edital para bolsista

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 20h19 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 16h35 | Acessos: 377

Publicado o RESULTADO FINAL da seleção de bolsista para o projeto "Estruturação da Indicação Geográfica"

Acesse o RESULTADO FINAL!


O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas torna público o horário da entrevista do Edital para SUBSTITUIÇÃO de bolsista do projeto “Estruturação da Indicação Geográfica, tipo Indicação de Procedência, dos Cafés da Região Vulcânica – Eixo II" (EDITAL Nº 03/2022, PARA PROMOÇÃO DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS), parceria entre a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica e o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas:

Candidata: Ana Carolina Fereira Silva Amorim.
Horário da entrevista: 13h.

Publicado em 25/03/24.


Edital para SUBSTITUIÇÃO de bolsista do projeto: “Estruturação da Indicação Geográfica, tipo Indicação de Procedência, dos Cafés da Região Vulcânica – Eixo II (EDITAL Nº 03/2022, PARA PROMOÇÃO DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS). Parceria entre a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica e o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

Inscrições de 21/03 a 25/03/2024, através do Formulário: https://forms.gle/1m9qEAMMPuQyUkn56

Acesse o Edital!

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO para alunos (as) Bolsistas de Iniciação Científica para do Ensino Superior (2023) e do Ensino Técnico Integrado do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - Campus Poços de Caldas, destinado à SELEÇÃO DE CANDIDATOS (as) a Alunos (as) Bolsistas, conforme estabelece o presente EDITAL.

  1. DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E HABILITAÇÃO EXIGIDA

1.1 Alunos e Alunas dos cursos de Ensino Técnico Integrado: uma (1) vaga para atuação de 20 horas semanais do Ensino Técnico Integrado.

1.2 Dos Requisitos Necessários

1.2.1 O candidato (a) deverá estar regularmente matriculado (a) na instituição de ensino IFSULDEMINAS – campus Poços de Caldas, com frequência em um curso compatível com a área de atuação e com o nível exigido para a vaga ofertada.

1.2.2 As habilidades e competências indispensáveis para que o (a) candidato (a) esteja apto (a) a preencher a vaga, referentes aos cursos acima citados, estão especificadas no anexo III deste edital.

1.2.3 Todos os candidatos e candidatas deverão atender a todos os requisitos especificados no anexo III

1.2.4 A candidata ou candidato, deverá apresentar disponibilidade de horário para cumprir jornada semanal conforme especificado no Anexo III, sem prejuízo do horário escolar, de acordo com o projeto desenvolvido e as atividades da área solicitante.

1.2.5 Os candidatos (as) não poderão ter acúmulo de outras bolsas (Extensão, Iniciação Científica, Iniciação à Docência - PIBID ou Residência Pedagógica)

2- DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições poderão ser realizadas pelo período de 21.03.2024 a 25.03.2024 no endereço eletrônico do Formulário: https://forms.gle/1m9qEAMMPuQyUkn56

2.2 No ato da inscrição, os candidatos deverão enviar os seguintes documentos em formato digital em mesmo arquivo de PDF:

I. Requerimento de inscrição/seleção de bolsistas (ANEXO III) devidamente preenchido;

II. Cédula de Identidade;

III. Cadastro de Pessoa Física (CPF);

IV. Declaração de Matrícula do curso que está realizando no momento emitido nos últimos 6 meses (SUAP);

V. Cópia do IRA – Índice de Rendimento Acadêmico. (SUAP)

VIi. Comprovante de Residência;

§ 1º A documentação dos subitens 2.2 deverá ser apresentada em formato digital toda em um mesmo arquivo de PDF.

§ 2º O candidato (a) que não apresentar toda a documentação digitalizada comprobatória no ato do dia da inscrição será automaticamente desclassificado (a).

3-PROCESSO SELETIVO

3.1 O processo seletivo simplificado compreenderá duas etapas:

A) Análise do Histórico Escolar (IRA);

B) Entrevista. (ONLINE)

3.2. Critérios de Avaliação:

3.2.1- Os critérios de avaliação estão contidos no Anexo III deste Edital, e totalizam 100 (cem) pontos, de acordo com a escala abaixo:

a) Análise do Histórico Escolar 40 pontos

b) Entrevista (ONLINE) 60 pontos

TOTAL 100 pontos

3.2.2.- O candidato será classificado de acordo com a ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na análise do histórico escolar (IRA) e entrevista.

3.2.3. - Ocorrendo empate no total dos pontos, o desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que:

a) obtiver maior nota na Entrevista

b) obtiver a maior nota na pontuação do Histórico Escolar (IRA);

c) tiver maior idade;

4- DO PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O prazo de validade do presente Edital será de 4 meses a partir da data de publicação do resultado final.

 

 

 

5 – DA REALIZAÇÃO da Pesquisa

5.1 A realização da pesquisa ocorrerá mediante assinatura do Termo de Compromisso e não acarretará vínculo empregatício de qualquer natureza, portanto a efetivação do referido Termo pressupõe as seguintes exigências:

a) Termo que o candidato estuda e o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas;

b) Previsão de colação de grau que possibilite a permanência do candidato no programa de Iniciação Científica, por um período mínimo de 4 (quatro) meses.

5.2 A carga horária a ser cumprida atenderá às necessidades do Coordenador/Orientador da vaga para bolsa de pesquisador.

5.3 A realização da pesquisa será de 4 (quatro) meses, a partir da data de assinatura do Termo de Compromisso da Pesquisa.

5.4 São responsabilidades dos Bolsistas de Iniciação Científica:

a) Desempenhar as tarefas determinadas pelo pesquisador no plano de trabalho.

b) Cumprir carga horária de 20 horas semanais, registrando a presença segundo as condições estabelecidas pelo Pesquisador.

6 – DO VALOR MENSAL DA BOLSA DE Iniciação Científica

6.1 O estudante receberá a título de bolsa de iniciação científica pela jornada semanal de 20 horas a importância mensal equivalente a R$ 700,00.

7- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 A inexatidão de afirmativas ou a falsidade de documentos, ainda que verificada após a homologação dos resultados, implicará a eliminação sumária do candidato. Serão declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais.

7.2 A inscrição nesta seleção implica, desde logo, a tácita aceitação das obrigações estabelecidas neste edital e demais documentos que o integram, não podendo o candidato alegar o seu desconhecimento.

7.3 Será excluído do processo seletivo simplificado o candidato (a) que faltar a qualquer uma das etapas, bem como aquele que praticar descortesia para com alguns dos examinadores, executores, auxiliares e demais autoridades envolvidas na realização deste processo seletivo.

7.4 A data, o link e o horário da Entrevista (ONLINE) serão divulgados no dia 25.03.2024 (a partir das 19h) a partir das 19h, no site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Também serão disponibilizados no sítio do IFSULDEMINAS www.ifsuldeminas.edu.br (Campus Poços de Caldas).

7.5 A Entrevista (ONLINE) acontecerá no dia 26.03.2024 (Período da manhã- online) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas.

7.6 O resultado do Processo Seletivo para pesquisadores de Iniciação científica será divulgado no dia 26.03.2024 (após as 14:00) publicado na página www.ifsuldeminas.edu.br (Campus Poços de Caldas).

7.7 O candidato (a) selecionado(a) deverá enviar os documentos necessários a Secretaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, a partir das 8 horas do dia 27.03.2024 e a pesquisa terá início a partir do 27.03.2024 em conformidade com a necessidade do Coordenador / Orientador do projeto de pesquisa.

7.8 A classificação no processo seletivo simplificado não assegura a qualquer candidato o direito ao início imediato da bolsa, mas apenas a expectativa de ser contatado a partir da disponibilidade das bolsas de vaga. A concretização deste ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes, bem como ao interesse do Coordenador/Orientador do projeto.

7.9 Quaisquer alterações das disposições ora estabelecidas serão comunicadas através de retificação, a ser divulgada no site oficial do Instituto Federal do Sul de Minas (www.ifsuldeminas.edu.br campus Poços de Caldas), vindo tal documento a constituir parte integrante deste Edital.

7.10 O candidato selecionado que não comparecer na data estipulada no item 7.7 será considerado desistente do processo seletivo.

7.11 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado.

Poços de Caldas-MG, 20 de março de 2024

____________________________________________________________________

Anexo I

Item

Atividade

Datas previstas

1

PERÍODO DE DIVULGAÇÃO DO EDITAL

21.03.2024 a 25.03.2024 

2

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

21.03.2024 a 25.03.2024 (até as 18:00) 

3

DIVULGAÇÃO DOS HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS

25.03.2024 (após as 19:00)

4

ENTREVISTAS

26.03.2024 (período da manhã online)

5

RESULTADO FINAL

26.03.2024 (após as 14:00)

6

INÍCIO DA PESQUISA

27.03.2024

 

___________________________________________________________________________

Anexo II

INSCRIÇÃO (informações da banca)

 

EDITAL (informações da banca)

 

CURSO/ PERÍODO

 

 

IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A)

 

Nome:

 

 

 

 

Cédula de Identidade (RG):

 

 

CPF

 

 

E-mail

 

 

Nº Matrícula

 

 

Telefone

 

 

Celular

 

 

 

Local e data: ______________________________,________/_________/__________

 

Assinatura do Candidato:_________________________________________________________

 

______________________________________________________________________________

 

Anexo III

Área

Nº de vagas

 

Período do

Curso

 

Requisitos

 

Carga Horária semanal

 

 

Ensino Técnico Integrado

1 (uma) Ensino Técnico Integrado

A partir do 2º Período

Ter Disponibilidade para realizar as atividades de Coleta de informações, produção de artigos, análise de dados.

 

20 h

 

_____________________________________________________________________

 

Anexo IV

PROCESSO SELETIVO de Aluno Bolsista

Candidato (a) _________________________________________ Data: ___ /___/2024

FICHA DE AVALIAÇÃO:

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

 

NOTA FINAL

 

1- HISTÓRICO ESCOLAR (IRA)

40

 

Aproveitamento Escolar

60 69,9 - 15 pontos

70 a 79,9 - 20 pontos

80 a 89,9 - 25 pontos

90 a 100 - 40 pontos

 

 

 

 

 

 

2- ENTREVISTA

60

 

Aquisição de habilidades necessárias para a iniciação científica

20

 

Relação as atitudes do candidato de acordo com as situações apresentadas

20

 

Interesse na área em questão

20

 

Total

100

 

Média Final

 

 

AVALIADOR (A):________________________________________________________________

AVALIADOR (A): ________________________________________________________________

 

Fim do conteúdo da página