Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Início das aulas

Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 11h12 | Última atualização em Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 18h10 | Acessos: 1967

O ano letivo de 2019 inicia no Campus Poços com reuniões para servidores e estudantes

O ano letivo de 2019 do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas começou ontem (06), para mais de 750 estudantes, entre calouros e veteranos. As atividades de recepção começaram cedo para os calouros dos cursos Técnicos em Informática e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio. Reunidos no auditório foram acolhidos pela direção-geral, direção de Ensino, Pesquisa e Extensão, pela coordenação de Ensino, professores e servidores de apoio pedagógico e Assistência ao Educando. Na ocasião, os estudantes assistiram ao vídeo institucional e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o funcionamento e estrutura do campus, bem como os servidores que terão mais contato no decorrer do ano.

O momento se repetiu às 10h:30 para os estudantes dos cursos superiores de Engenharia de Computação e Ciências Biológicas, e a noite para os ingressantes dos cursos técnicos subsequentes em Edificações, Administração e Eletrotécnica e os superiores em Geografia, Gestão Ambiental e Gestão Comercial.

IMG 0614

Ingressantes reunidos no auditório para acolhimento.


Os estudantes foram saudados pelo diretor-geral, professor Thiago Caproni Tavares. “Parabenizo a todos e todas que conquistaram vaga em um de nossos cursos. Nossa Instituição oferece diversas oportunidades, aproveitem! Façam amigos, respeitem os colegas, se envolvam em projetos, aprendam a trabalhar em equipe e acima de tudo sejam felizes, não que a felicidade seja fácil, encontrada apenas em momentos de prazer. Aqui vocês terão momentos felizes, saibam aproveitá-los com muita sabedoria. Me coloco à disposição para ouví-los”, discursou o gestor.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mateus dos Santos e o coordenador de Ensino, André Gripp, orientaram os estudantes sobre o uso de equipamentos pessoais e uniformes, acesso à biblioteca, à rede sem fio e aos computadores dos laboratórios de informática, faltas e e-mail institucional. Apresentaram também o novo portal institucional e o sistema acadêmico SUAP. Diante da diversidade de perfis reunidos no Campus Poços, que vão desde o ensino médio, passando pelos cursos superiores até a pós-graduação, o professor Mateus desejou que a convivência seja harmônica e se colocou à disposição para ajudá-los na caminhada.

IMG 0588

Professor Mateus repassa todas as informações.


O coordenador de Ensino, André Gripp, ressaltou a mudança brusca para os ingressantes nos cursos do ensino médio: “com uma carga horária muito alta vão precisar se organizar, pra isso, a gente tenta passar todas essas informações. Estamos engajados com que o SAE tenha uma atuação mais próxima, no que diz respeito ao acompanhamento do desempenho acadêmico, a fim de evitar reprovações no fim do ano”, disse.

O Setor de Assistência o Educando preparou uma cartilha contendo o Regulamento disciplinar do corpo docente do IFSULDEMINAS e um folder com a relação dos serviços oferecidos pelo setor, regras, bem como telefones uteis, que foram entregues aos estudantes. “Vocês estão aqui porque são os melhores, muitos tentaram mas não conseguiram, vai demandar empenho, mas valerá a pena. O sucesso de vocês é nosso troféu!, incentivou a coordenadora do SAE, Simone Borges.

Enquanto os calouros chegam com expectativas, sonhos e desejos, os veteranos almejam um melhor desempenho escolar. Daniel Peçanha Pereira, do 2º ano do Técnico em Informática, comentou que não aproveitou o primeiro ano como deveria por ser novato. “Não sabia como tudo funcionava, vou me dedicar à Física e Matemática, estudar muito para passar tranquilamente em todas as disciplinas”. Já Lívia de Melo, veterana do último ano do mesmo curso está muito empolgada: “preciso estudar mais as disciplinas de formação técnica, onde encontro muitas dificuldades. Mas também participar ativamente das aulas de pintura, que gosto muito. Espero que o professor traga muitas novidades”, torce a estudante.

IMG 0620

Calouras do curso de Ciências Biológicas cheias de expectativas.


Para Airon Cordeiro, calouro do 1º ano do Técnico em Informática, ser aprovado no IF significou uma grande mudança em sua vida acadêmica: “venho de uma escola bem diferente, aqui é um local muito bem estruturado. Para mim tudo é novidade, até na forma de como os professores se comportam e como os alunos se relacionam, houve um choque de realidade. Espero fazer amizades com outros alunos que estejam interessados em estudar tanto quanto eu”, comentou o ingressante.

Ingressar no Campus Poços foi a oportunidade encontrada por Rafael Moraes de Oliveira de realizar seu sonho, cursar Ciências Biológicas sem sair de sua cidade natal. “Estou muito feliz de estar aqui, próximo à minha família e sem muitas dificuldades de locomoção”, festejou o calouro. Outra caloura de Biologia que está feliz é Josiane Vieira: “como sinto orgulho de ter sido aprovada em uma instituição pública que oferece ensino de qualidade”.

Semana de Planejamento para os servidores

O trabalho para professores e técnicos administrativos começou bem antes, nos dias 04 e 05 de fevereiro. Na segunda-feira, o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Mateus dos Santos, alinhou com os coordenadores de cursos questões como: planos de ensino, semana de recuperação semestral, alunos ingressantes, projetos de ensino e minicursos do ensino, dentre outros pontos importantes. Em seguida, o diretor-geral, professor Thiago Caproni, apresentou o novo portal institucional, as ações realizadas durante as férias e os procedimentos para compras e contratações de serviços por meio do sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC). Para encerrar a manhã, a presidente da COPESE, Heliese Pereira, decidiu em conjunto as ações que serão realizadas em 2019 para divulgação dos cursos.

No período da tarde, o auditório ficou lotado de servidores para a primeira reunião do ano. Eles foram recebidos pelo diretor-geral, o qual fez um diagnóstico da instituição, apresentou o novo portal institucional e os procedimentos para compras e contratações de serviços por meio do sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC).

Confira as fotos!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974

registrado em:
Fim do conteúdo da página