Minicursos e cursos

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 12h26 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2019, 16h35 | Acessos: 1265

Aberto prazo para cadastramento de minicursos e cursos de nivelamento para o 1º semestre de 2019

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS  - Campus Poços de Caldas, por meio da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), torna público o presente edital para submissão de propostas de minicursos e cursos de nivelamento, a serem desenvolvidos no primeiro semestre de 2019.

- Minicurso é aquele que não faz parte da matriz curricular de nenhum curso oferecido no IFSULDEMINAS - Campus ​Poços de Caldas, e que possui carga horária entre 20 (vinte) e 40 (quarenta) horas. Os minicursos são constituídos por aulas presenciais ou aulas à distância ​com ​encontros presenciais semanais e têm como público alvo a comunidade interna do campus.

- Curso de nivelamento é aquele que visa fornecer aos discentes as bases mínimas para que possam cursar uma disciplina específica integrante da matriz curricular de algum curso de nível médio ou superior oferecido por esse ​campus ​. Os cursos de nivelamento têm como público alvo os alunos que estão cursando ou irão cursar a disciplina em questão e devem se ​encerrar ​até 60 dias após o início do semestre.

Pré-requisitos

• As propostas de minicursos e cursos de nivelamento devem ser submetidas por docente vinculado ao IFSULDEMINAS;
  • Não haverá limite do número de submissões de minicursos e cursos de nivelamento por professor;
  • Os minicursos e cursos de nivelamento podem ser ministrados por qualquer professor ou grupo de professores, docentes do IFSULDEMINAS.

Cadastro das propostas

A submissão de propostas de minicursos deve ser feita até o dia 03 de maio pelo formulário eletrônico.  Já a submissão de propostas de ​cursos de nivelamento deve ser feita até o dia ​08 de março ​pelo formulário eletrônico.

Os projetos submetidos a este edital de ensino não podem ter sido contemplados em outros editais no mesmo semestre e nem estarem em execução.

Estrutura do projeto:

Os projetos de ensino devem apresentar os seguintes elementos:

a) Nome do curso;
b) Docente(s);
c) Justificativa;
d) Público Alvo;
e) Número de vagas;
f) Carga horária total;
g) Data de início e término do curso;
h) Data limite para matrícula;
i) Dias da semana e horário de realização do curso;
j) Ementa;
k) Objetivos;
l) Procedimentos de ensino;
m) Procedimentos de avaliação;
n) Referências bibliográficas (no mínimo duas).