Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 17h00 | Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2019, 18h17 | Acessos: 1595

Programas de Pós-Graduação promovem Seminário Regional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS

Nos dias 1 e 2 de abril, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas sediou o Seminário Regional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS. Durante o evento estudantes, pesquisadores e comunidade discutiram as perspectivas de desenvolvimento do ensino superior brasileiro, a concepção de educação profissional e tecnológica, a identidade dos mestrados profissionais em educação e as perspectivas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica.

A organização coube ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do IFSULDEMINAS, unidade credenciada do Campus Poços de Caldas, Programa de Pós-Graduação de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e da Universidade de Campinas (UNICAMP).

WhatsApp Image 2019 04 02 at 17.48.31

Organizadores do Seminário.

“O evento foi iniciativa de um grupo de pesquisadores do CEETEPS, da UNIMEP, da UNICAMP e do IFSULDEMINAS e seus respectivos grupos de pesquisadores e alunos da pós-graduação, envolvidos com uma pesquisa financiada pela FAPESP, intitulada “Políticas de formação técnica e tecnológica no contexto da internacionalização da educação” e coordenada pela professora Sueli Soares do Santos Batista”, explicou o professor Vagno Dias, um dos organizadores. O Seminário Regional de Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS entrará para a agenda do ProfEPT. De acordo com Vagno, “espera-se que o seminário consiga promover uma compreensão mais apropriada da educação profissional e das perspectivas de desenvolvimento da modalidade ao promover o intercambio de pesquisadores e de conhecimento acerca da temática.”

Na visão da diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Cristina Lúcia Janini Lopes, o Seminário de Educação Profissional e Tecnológica de 2019 foi de grande estímulo para abrir espaço para discussões acerca da importância da produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos e processos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. “Nos dois de evento as palestras foram de grande qualidade e puderam contribuir para um grande aprendizado e espaço para discussão. Para a próxima edição, os outros cursos de mestrado e de pós-graduação poderiam também participar e,neste sentido trocar informações e compartilhar experiências, apresentando trabalhos em andamento”, enfatizou a diretora.

A palestra de abertura ocorreu na segunda-feira (01), na qual o professor Valdemar Sguissardi, da UFSCar/UNIMEP, discorreu sobre as políticas e perspectivas para a educação superior no Brasil em tempos neoliberais e da concorrência.

Professora Lucília Machado discute formação de professores para EPT.

No segundo dia, os pesquisadores Sueli Batista e Emerson Freire da CEETEPS abordaram o tema concepções e identidade dos Mestrados Profissionais em Educação e seus produtos educacionais. A internacionalização da educação foi destaque na palestra do Luis Henrique Aguilar, professor da UNICAMP. Enquanto Lucília Machado, professora da UNABH/UFMG, discutiu a formação de professores para Educação Profissional e Tecnológica.