Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h01 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 20h03 | Acessos: 3790

Alunos de Gestão Ambiental realizam trilha pelo Parque Municipal da Serra de São Domingos

No dia 01 de junho, os discentes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas participaram de uma atividade prática no Parque Municipal da Serra de São Domingos.

A atividade se iniciou às 8h da manhã, na Fonte dos Amores, onde foi realizada uma breve explicação sobre o Parque Municipal, o plano de manejo e sua função ambiental. Em seguida, os participantes iniciaram a trilha que dá acesso ao Cristo. Foi um pouco mais de uma hora de caminhada morro acima, conhecendo as diferentes formações vegetais do Bioma Mata Atlântica (Floresta Estacional, Ombrófila, Campos de Altitude) e também recolhendo resíduos sólidos encontrados pelo caminho. Foi possível observar as diferentes formações do planalto de Poços de Caldas, bem como avaliar o uso e ocupação do solo local, com urbanização de áreas que deveriam ser prioridades de conservação.

parque municipal serra sao domingos pocos de caldas gestao ambiental 11

Após mais de uma hora de trilha, alunos e servidores comemoram o êxito na chegada.

Tal atividade fez parte das disciplinas “Introdução à Gestão Ambiental” e “Política e Legislação Ambiental”, ministradas pela engenheira ambiental e professora Marielle Rezende de Andrade. Além dos alunos, também participaram da atividade os professores Sérgio Pedini e Simone Zinato Mairink e a servidora Ana Lúcia Silvestre.

Mesmo morando em Poços de Caldas há um bom tempo, a aluna Karina Silva de Rezende nunca havia realizado a trilha do Cristo. “Gostei bastante e ainda foi possível conhecer um pouco melhor sobre o Parque Municipal", comentou.

Para a professora Marielle, "foi uma manhã muito produtiva, onde, além da experimentação, os alunos puderam ver Poços de Caldas sob um ponto de vista ambiental, que normalmente passa despercebido no dia a dia".

Confira as fotos!

Fotos e texto: Profª. Marielle Rezende de Andrade