Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 17h45 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 10h34 | Acessos: 1635

Durante evento do CRESS-MG, assistente social do Campus lança livro sobre Agnes Heller

O assistente social do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Fábio Geraldo de Ávila, lançou seu livro no último dia 07 de junho durante a 28ª edição do “CRESS-MG na estrada”, evento do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais, realizado no auditório do Campus. Intitulado “AGNES HELLER: indivíduo e sociabilidade na (Pós) Modernidade”, o livro de Fábio, lançado pela editora CRV, resgata a importância da subjetividade e do papel de estratos sociais, como o das mulheres, no dia a dia das pessoas. Como referencial teórico, a obra traz as ideias de Agnes Heller, filósofa húngara e professora na New School for Social Research, em Nova Iorque.

IMG 2364

Fábio autografou exemplares de seu livro e recebeu o carinho de amigos e participantes do evento.

O livro foi fruto de estudos realizados por Fábio Geraldo junto à Universidade Federal de Ouro Preto, sob a orientação do professor doutor José Luiz Furtado. “Esse trabalho tem como grande diferencial resgatar as categorias e conceitos de Agnes Heller, que muito influenciou o serviço social, o pensamento pedagógico, geográfico e das ciências médicas, aqui no Brasil. Nesse momento em especial, esse trabalho tem grande relevância por trazer em voga a questão do sujeito, da subjetividade e das mudanças no cotidiano”, relatou Fábio. A publicação conta com a revisão dos professores do Campus Poços de Caldas, Vagno Dias e Willianice Maia. O professor Vagno também é responsável pelo prefácio do livro. A obra está disponível tanto em formato impresso como digital. Para mais informações sobre o livro, clique aqui.

Além de lançar seu livro durante o “CRESS-MG na estrada”, Fábio Geraldo também participou de um debate, no mesmo evento, sobre as configurações do estado brasileiro e os desafios do assistente social na contemporaneidade. No debate, estiveram ao lado de Fábio a professora Luciana Paula (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) e o professor Leonardo Koury (Centro Universitário Unihorizontes).

IMG 2336

O “CRESS-MG na estrada” debateu sobre os desafios do assistente social na contemporaneidade.

Fábio Geraldo de Ávila, além de assistente social no IFSULDEMINAS, é professor licenciado do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado (CESEP), especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e mestrando em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). Para saber mais, acesse o lattes do servidor.

O “CRESS-MG na estrada”

O “CRESS-MG na estrada - atividades regionalizadas” tem como objetivo a interiorização das ações de formação permanente do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais, com vistas à valorização da profissão, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico, teórico e político dos assistentes sociais. A 28ª edição do evento, realizada no último dia 07 de junho no auditório do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, contou com uma programação variada, que incluiu palestra sobre os 40 anos do congresso da virada do serviço social, mesa de debates e rodas de conversa sobre serviço social e direitos humanos, implicações éticas no exercício profissional e o trabalho social com famílias. O público foi composto por assistentes sociais e estudantes de Serviço Social, além de interessados em geral. Saiba mais em: http://www.cress-mg.org.br/

Confira as fotos do lançamento do livro!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974
registrado em:
Fim do conteúdo da página