Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 15h41 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 16h05 | Acessos: 2380

Servidores e alunos do mestrado recebem a visita do renomado professor Gaudêncio Frigotto

No último dia 06 de junho, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu uma visita ilustre. O renomado professor Gaudêncio Frigotto esteve no Campus para um bate-papo com os alunos do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e com os servidores. Frigotto teve a oportunidade de conhecer as pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos pelos alunos do mestrado e os projetos e áreas de atuação dos servidores, compartilhando suas experiências e teorias sobre a educação. Ao final, elogiou a atuação dos IFs e autografou exemplares de seu livro “Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento”.

IMG 2260

O professor Frigotto conheceu os mestrandos do Campus e as pesquisas por eles desenvolvidas.

Em seu produto educacional, a aluna do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, do Campus Poços de Caldas, Talita Godoy, aplica grande parte das teorias do professor Frigotto sobre o tema da interdisciplinaridade. Para a mestranda, “a conversa com o Frigotto trouxe uma luz para as nossas pesquisas, uma esperança de que nossos trabalhos irão de fato contribuir com alguma área da educação dentro do Instituto Federal, principalmente”. O mestrando Paulo Basso também achou o bate-papo bem produtivo: “a conversa foi excelente. O Frigotto é uma das principais bases do referencial bibliográfico do nosso mestrado e ter a oportunidade de conversar com ele pessoalmente é um momento ímpar que, com certeza, contribuiu muito”.

Anteriormente à visita ao Campus, no mesmo dia, o professor Frigotto proferiu uma palestra sobre a educação básica e o papel docente durante o 3º Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, evento realizado pela GSC Eventos e o IFSULDEMINAS, no Espaço Cultural da Urca. Considerado uma das mais importantes autoridades em Educação do país, Gaudêncio Frigotto foi eleito como personalidade educacional no Estado do Rio de Janeiro em 2011, recebendo ainda diversas homenagens, como o Prêmio Cora Coralina, pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação. Possui doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), sendo atualmente professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor titular em Economia Política da Educação, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Publicou 61 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais; é autor ou coautor de mais de 20 livros e publicou 70 capítulos de livros. Foi membro dos comitês científicos da área de educação no CNPq, CAPES e FAPERJ, onde continua como consultor ad hoc até o presente.

Assista a um trecho do bate-papo do prof. Frigotto com os alunos e servidores do Campus!

Confira também as fotos do encontro!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas