Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 15h10 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 17h28 | Acessos: 1715

Alunos e servidores do Expedição IFSULDEMINAS arrecadam itens para auxílio aos migrantes de Espírito Santo do Dourado/MG

O Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Poços de Caldas, por meio da campanha “IF Aquece”, arrecadou roupas, sapatos, cobertores, livros, brinquedos, alimentos e produtos de higiene pessoal para doação aos migrantes trabalhadores nas lavouras de morango de Espírito Santo do Dourado/MG. A campanha “IF Aquece” fez parte das atividades do projeto “Culturas em (re) leitura e (re) construção: Um festa regada a morangos!”, que é o projeto do Campus Poços de Caldas aprovado para integrar o programa Expedição IFSULDEMINAS. A iniciativa de arrecadação de itens também teve o apoio do Coletivo Marielle Franco, do centro acadêmico de Ciências Biológicas, do projeto Calendário Social, além de outros colaboradores.

IMG 3015

Os participantes do Expedição IFSULDEMINAS comemoram o resultado da campanha "IF Aquece".

Coordenado pelos servidores Fábio de Ávila e Guilherme Abrão, com apoio técnico das professoras Willianice Maia e Marielle Rezende, e atuação de colaboradores externos e de 16 alunos dos cursos superiores e da pós-graduação do Campus, o projeto “Culturas em (re) leitura e (re) construção: Um festa regada a morangos!” será desenvolvido entre os dias 15 e 20 de julho, juntamente às famílias em situação de vulnerabilidade social, que trabalham na cultura do morango em Espírito Santo do Dourado. Além da entrega das doações, o grupo do IFSULDEMINAS ofertará cursos de Libras, de produção de texto para o Enem e de liderança; realizará estudos e práticas etnográficos e culturais, vivências no cotidiano das lavouras e acampamentos e promoverá a Festa do Morango, com intuito de integração cultural.

Este será o terceiro ano de atividades do projeto do Campus junto aos migrantes de Espírito Santo do Dourado. “Para esta terceira proposta, algumas mudanças já pudemos sentir, como a reorganização de uma antiga associação de bairro que mantinha uma pequena fábrica de doces e uma maior abertura para interagirmos nos acampamentos onde vivem grande parte dos migrantes. Desta forma, nossa proposta se direciona agora a um olhar mais profundo sobre a condição dos migrantes e seu cotidiano, levando várias atividades e ações até seus territórios. Retornaremos com cursos na zona urbana, para atender demandas que sempre se mostraram altas e, em especial, fomentar esta nova organização desta associação que está renascendo”, afirmou o assistente social do Campus e coordenador do projeto, Fábio de Ávila. Ele explica que os migrantes são originários de estados como Tocantins e Maranhão e que os cursos que serão ministrados durante esta semana para eles serão conduzidos e ofertados pelos próprios alunos do Instituto Federal. “A nossa grande satisfação é estar levando os nossos discentes para que eles conheçam a realidade aqui do Sul de Minas, dessas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para que eles conheçam a realidade da migração, da vulneralidade, para eles possam estar trabalhando com esses cenários, com esses contextos diferentes da nossa comunidade escolar de Poços de Caldas. Esse é o grande ganho da extensão universitária”, afirmou.

Participando pela terceira vez do programa Expedição, a estudante do 5º período de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas, Isabela Ferreira Rossi, está muito animada com o retorno a Espírito Santo do Dourado. “Estar na cidade e poder transformar a rotina das pessoas é muito gratificante. Fazer o bem para outras pessoas me faz bem também. Um dos nossos objetivos, lá na cidade, é levar conteúdo, cursos, alegria, diversão e também poder passar um conhecimento teórico que a gente tem vivência na faculdade. Para mim, é uma viagem muito transformadora. A gente volta de lá com outras perspectivas de realidade”, disse.

O “Expedição IFSULDEMINAS”, programa idealizado pela Pró-reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS, com a participação de equipes de diversos campi do IF, busca proporcionar o diálogo entre a instituição e as comunidades locais, promover a integração social com a participação voluntária dos estudantes e servidores do Instituto com as comunidades da região e buscar soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável local e ampliem o bem-estar da população.