Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 16h25 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 16h49 | Acessos: 4566

Com exposição do renomado artista Luiz Mota, Campus inaugura sua galeria de artes

Na noite do último dia 10 de julho, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou a inauguração oficial da Expoarte Galeria, a galeria de artes do Campus, localizada na biblioteca. Intitulada “O alcance daquilo que não vejo”, a exposição de inauguração reuniu quadros do premiado artista Luiz Mota. O evento contou também com o lançamento oficial da edição 2019 do projeto “Arte de Caderno”, que premia desenhos de estudantes de todo o Brasil, e uma exposição comemorativa sobre os 10 anos do projeto. O público pôde conferir ainda exposições sobre os projetos desenvolvidos pelo VOA, o Laboratório de Artes e Criatividade do Campus Poços de Caldas, como o Abacaxi de Ouro (Festival Nacional de Cinema Amador Escolar), o curso de moda e oficina de produção de figurinos e o curso de história da arte e oficina de pintura. O evento teve a participação de alunos, servidores e comunidade.

IMG 2945

A inauguração da Expoarte Galeria foi prestigiada por alunos, servidores e comunidade.

A exposição de Luiz Mota trouxe quadros do artista produzidos nos últimos cinco anos. O destaque das obras foi para as expressões faciais, os diferentes tipos de olhares e suas emoções. Para pintar as telas, Luiz utilizou diversos materiais e técnicas, como óleo, acrílica, aquarela, pastel e carvão. A exposição busca levar o público a uma viagem entre o real e o imaginário, mesclando formas, cores e tamanhos com conclusões individualizadas registradas no inconsciente, convidando à reflexão sobre aquilo que está à mostra e o que não é aparente na vida em sociedade. Psicólogo e autodidata nas artes plásticas, Luiz Mota vem se apresentando desde 2015 em exposições coletivas e individuais, recebendo reconhecimento internacional, com premiações em vários salões de arte no Brasil e no exterior, como menção especial na Rotterdam International Art Fair, na Holanda; bronze no Salão Internacional da Academia Nacional de Artes Plásticas; menção especial na International Index Doha, no Qatar; ouro na Art Meeting in Madrid, Espanha; ouro na categoria retrato na Art Meeting in Roma, Itália. Confira aqui algumas telas do artista que já foram premiadas. Sobre expor na biblioteca do Campus Poços de Caldas, Luiz Mota disse que ficou muito feliz com o resultado: “se há um lugar importante para a gente estar falando de arte, é exatamente na academia, na instituição. É onde a cultura acontece, onde as pessoas têm que ampliar o olhar. E a arte vem exatamente para isso: para ampliar o olhar, para dar a possibilidade de novas reflexões, de reflexões outras. O resultado da exposição superou minhas expectativas. Fiquei muito feliz, não só com a presença de todos, mas também com todo o movimento que aconteceu aqui. A gente abriu a galeria com o pé direito. Vai ter muito sucesso; não tenho dúvida nenhuma”.

IMG 2914

As obras expostas retratam expressões faciais, os diferentes tipos de olhares e suas emoções.

A representante do Conselho de Cultura e vice-presidente do Centro de Documentação História de Mogi Mirim/SP, Carmem Lúcia Bridi, prestigiou a inauguração da Expoarte Galeria. Ela ficou encantada com o trabalho de Luiz Mota e pela possibilidade de conhecê-lo pessoalmente: “ele expressa muito bem as expressões faciais, a expressão no olhar é bastante significativa. Ele foca e depois vai desfocando a imagem, dando margem para várias interpretações. Eu acho que é muito importante estar proporcionando esse tipo de conhecimento aos alunos, porque os alunos vão tomar conhecimento com outro tipo de arte, outras expressões. Esse espaço é muito importante e deve ser mantido”.

O professor José Luiz Tavares, que foi um dos instrutores da oficina de pintura do Campus, também esteve presente no evento. José Luiz afirmou que ficou muito realizado com a inauguração da galeria, pois agora o Campus terá um local ideal para exposições dos alunos, de artistas de Poços e de outras cidades do país: “já estamos entrando em contato com artistas de todo o Brasil, para que futuramente consigamos trazê-los para cá, para fazer a galeria virar um espaço de cultura oficial e fazer parte também do ciclo turístico da cidade”.

IMG 2932

A Expoarte Galeria é uma das realizações do VOA, o Laboratório de Artes e Criatividade do Campus Poços.

Sobre a Expoarte Galeria

Criado em 2014, o projeto Expoarte Galeria já levou exposições para outros locais de Poços de Caldas, como o Espaço Cultural da Urca e a Galeria Ampliart. O espaço que foi oficialmente inaugurado na biblioteca do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas abrigará exposições de artistas tanto de Poços quanto de outras cidades. O objetivo, segundo o idealizador e coordenador da iniciativa, o professor de Artes do Campus, Márcio Bess, é que uma nova exposição aconteça a cada 45 dias, servindo como um ambiente para popularização das artes e uma vitrine para artistas renomados ou iniciantes. As exposições na biblioteca do Campus terão sempre entrada gratuita e aberta à comunidade.

Anote na agenda e prestigie!

Exposição: "O alcance daquilo que não vejo" - Luiz Mota.
Local: Expoarte Galeria (localizada na biblioteca do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas):
Av. Dirce Pereira Rosa, nº 300, Jardim Esperança – Poços de Caldas/MG.
Período de exposição: até 04/09/2019, das 08h às 22h (segunda à sexta, exceto feriados). Observação: nos dias 26, 29 e 30/07 (férias escolares), o horário para visitação será das 8h às 19h.

Confira as fotos da inauguração!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas