Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2019, 15h48 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 11h56 | Acessos: 2614

Professor do Campus Poços publica trabalho e ministra workshop em conferências internacionais

O professor do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Douglas Castilho Braz, participou recentemente de duas conferências internacionais nas quais publicou um trabalho e apresentou um workshop, ambos referentes à área de atuação do docente no seu doutorado em Ciência de Computação e Matemática Computacional, pela Universidade de São Paulo (USP) – Campus São Carlos.

20190615 161908

Em Portugal, o prof. Douglas publicou e apresentou um artigo com resultados de seu doutorado.

Intitulado "Improving Portfolio Optimization Using Weighted Link Prediction in Dynamic Stock Networks", o artigo do prof. Douglas foi publicado e apresentado na “International Conference on Computational Science (ICCS - 2019)”, realizada entre os dias 12 e 14 de junho na Universidade do Algarve, na cidade de Faro, em Portugal. O trabalho aborda um novo método para melhorar resultados financeiros de um conjunto de algoritmos para investimento no mercado de ações, conhecidos como gerenciamento de portfólio, utilizados por bancos e fundos de investimento para gerenciamento do capital de seus investidores. A pesquisa mostra, portanto, como a previsão de formação de links em redes financeiras pode melhorar algoritmos de gerenciamento de portfólio. O artigo é resultado da tese de doutorado do professor Douglas e foi desenvolvido durante o estágio sanduíche que ele realiza atualmente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Porto - Portugal), onde atua como pesquisador visitante no Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão.

Já o workshop "Applying Machine Learning to Algorithmic Trading Strategies" foi realizado em Londres, na Inglaterra, no dia 24 de junho, em conjunto com a conferência “Financial Evolution: AI, Machine Learning and Sentiment Analysis”, promovida por uma empresa britânica, entre os dias 24 e 27 de junho. O workshop também está relacionado com a área de pesquisa e atuação que o professor Douglas Castilho vem desenvolvendo desde 2011. No encontro, foram apresentados algumas técnicas e algoritmos de investimento automatizado no mercado financeiro e informações sobre como utilizar aprendizado de máquina, uma subárea da inteligência artificial, para melhorar os resultados financeiros desses algoritmos. Participaram do workshop professores universitários, investidores, alunos de pós-graduação e pesquisadores da área de finança computacional.

O professor Douglas Castilho destaca que essas apresentações internacionais foram muito importantes para o seu crescimento pessoal e profissional: “a experiência que tive durante a realização do estágio no exterior me ajudou muito na evolução do meu trabalho de doutorado, assim como me permitiu estar mais preparado para realizar apresentações internacionais. Além de poder publicar e apresentar o trabalho de doutorado que venho desenvolvendo, também tenho a oportunidade de levar o nome do IFSULDEMINAS para outras instituições internacionais, criando novas oportunidades de parcerias para trabalhos futuros e para os alunos que quiserem desenvolver pesquisas na área”.

Em seu doutorado na USP - São Carlos, Douglas Castilho atua nas áreas de aprendizado de máquina, redes complexas e mercado financeiro. No IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, é professor da área de informática no curso superior de Engenharia de Computação e no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, além de pesquisador do Laboratório de Tecnologia e Inovação (LATIN).

Confira algumas fotos das apresentações!

Com informações do Prof. Douglas Castilho