Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 15h48 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 14h42 | Acessos: 2521

Projeto do Campus promove inclusão digital em associação beneficente da zona sul da cidade

Promover a inclusão digital entre as pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida delas. Este é o principal objetivo do Projeto “IF Digital”, projeto de extensão do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, que beneficia, através da oferta de capacitações em informática, os assistidos de três instituições de Poços de Caldas: a Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), o Asilo São Vicente de Paulo - Associação das Damas de Caridade e o Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI).

No último dia 28 de junho, 18 alunos do projeto na ABACO receberam seus certificados de conclusão do curso de informática. A capacitação foi ministrada por estagiários discentes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS, sob a orientação da coordenadora do projeto, a professora do Campus Poços, Lorena Temponi Boechat. Durante o curso, os estudantes da ABACO aprenderam a montar planilhas e apresentações de slides e viram como faz para redigir e editar textos. Também tiveram acesso a noções básicas de internet, como baixar imagens, realizar pesquisas e criar um e-mail.

IMG 2717

Alunos da ABACO recebem certificados de conclusão de curso de informática ofertado pelo projeto "IF Digital".

O projeto “IF Digital” é desenvolvido na ABACO desde 2017. De lá para cá, cerca de 100 pessoas foram beneficiadas, entre adolescentes, adultos e idosos. Em agosto deste ano, mais 18 alunos iniciaram suas aulas de informática. Caroline Aparecida de Castro, de 17 anos, foi uma das alunas atendidas. Disse que gostou bastante: “achei o curso muito interessante. Os professores são muito bons e as explicações são excelentes. Aprendi bastante coisa. Têm pessoas da terceira idade que também vêm fazer o curso e eu acho que isso é de grande ajuda para a comunidade porque, hoje em dia, a informática, a computação e a internet estão em alta. É bom a gente aprender. Tenho certeza de que esse curso me ajudou bastante e que, com ele, eu vou conseguir seguir minha carreira adiante. Pretendo fazer a faculdade de veterinária. Então, mexe bastante com tecnologia e a área de computação”. Fabrício Venâncio Pacheco, de 15 anos, também aprovou a iniciativa: “eu acho o curso e os professores muito bons. A explicação é bem completa e muito boa para o nosso ensino. Aprendi como baixar arquivos, entrar na CPU, acessar documentos. Isso pode ajudar também em nosso trabalho que escolheremos no futuro”.

A coordenadora da ABACO, a assistente social Carina Rodrigues Tavares, também só fez elogios à parceria firmada com o IF por meio do projeto “IF Digital”: “essa parceria com o Instituto Federal já vem há três anos e é com grande satisfação que a gente recebe os estagiários que vêm contribuir com o nosso trabalho para a comunidade, estagiários do curso de Informática, que é muito importante. É de grande importância pra gente conseguir disponibilizar esse curso, para eles já saírem daqui com o certificado do primeiro conhecimento com o computador. É com grande satisfação que a gente encerra mais uma turma e que venham as próximas”. Os alunos da capacitação em informática são selecionados pela equipe da ABACO. São três turmas formadas por adolescentes e adultos e uma quarta turma composta exclusivamente por idosos. A Associação, que está localizada desde 1998 no Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira, busca atender os moradores em situação de vulnerabilidade social da região sul de Poços de Caldas. Além da oferta gratuita de oficinas e cursos diversos ministrados por voluntários e instituições, como o Instituto Federal, a ABACO também realiza o atendimento social mensal de muitas famílias, através de convênio com a prefeitura municipal.

IMG 2687

O curso de informática na ABACO é ministrado pelos próprios estudantes do IF, estagiários do projeto.

Lucas Dias, aluno do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, esteve envolvido desde o ano passado como um dos instrutores do “IF Digital” na ABACO. Para ele, a oportunidade foi muito enriquecedora: “a gente aprende bastante ensinando. Eu tenho que manter a seriedade aqui, falando com as pessoas da instituição. Me ajudou a me portar melhor em um ambiente como esse”. De acordo com a coordenadora do projeto “IF Digital”, a professora Dr.ª Lorena Temponi Boechat, “além da extensão, o projeto tem um cunho de aprendizado, pois atua como estágio para os alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Faz com o que os alunos aprendam, pois eles trabalham também com a parte de manutenção de computadores. Quando as instituições necessitam, eles levam essa parte de manutenção. Nós temos outros professores também envolvidos, que auxiliam os alunos. Tem a parte de preparação de material, de elaboração das aulas. Dentro da ABACO, a gente tem assistente social e psicólogo, que trabalham com eles diretamente, auxiliando nessa parte”. Lorena destacou ainda que o “IF Digital” também contribui para a formação de outros valores entre os estudantes do IF, ampliando as experiências obtidas por eles com o estágio. “É um projeto intergerações também, que auxilia os meninos a buscarem uma forma diferenciada de trabalharem com os idosos e, às vezes, serem instrutores de pessoas que são da idade deles ou, na maioria das vezes, mais velhos. Então, a gente faz uma vivência de vida, de mundo, muito grande. É um projeto que, enquanto estágio, ele vai além do aprendizado de conhecimento”, finalizou.

Confira algumas fotos do projeto na ABACO!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas