Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 16h22 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 17h57 | Acessos: 2194

Grupo de Teatro IFoco chega à sua 4ª edição, levando arte e cidadania a populações em situação de risco e vulnerabilidade social

1

O Grupo de Teatro IFoco - o teatro como resistência cultural - é um projeto de extensão do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas, que tem como objetivo despertar a consciência para a cidadania, proporcionando às pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social refletir, questionar e transformar sua realidade, por meio da arte. O grupo é formado por estudantes, profissionais e comunidade externa do IFSULDEMINAS. O projeto tem caráter comunitário, artístico e cultural e pretende criar peças teatrais, que serão apresentadas em instituições educacionais situadas em áreas consideradas de risco e vulnerabilidade social.

A primeira edição do projeto aconteceu no ano de 2016, sob a coordenação da servidora Heliese Pereira. A sua execução foi possível através da aprovação no Edital 008/2015, disponibilizado pela PROEX – Pró-Reitoria de Extensão. O foco foi contribuir com o sistema prisional, especificamente o Presídio de Poços de Caldas. O Projeto Teatro IFoco buscou esse processo de humanização e ressocialização das mulheres em privação de liberdade. Por meio de técnicas teatrais, elas puderam tornar-se sujeitos de sua ação e tornar esta ação transformadora; puderam criar um sonho, pois observaram, pensaram, sentiram e agiram sobre sua realidade. Foi foco do projeto fazer com que o oprimido refletisse sobre sua realidade, transformando sua relação de opressão.

23

Nessa primeira edição do projeto, formou-se também o Grupo de Teatro IFoco - o primeiro grupo teatral da instituição. A estreia do grupo foi realizada em dezembro de 2016, com a peça "Homens de Papel". No formato de crítica social, a peça foi uma livre adaptação do texto de Plínio Marcos.

45

No ano de 2017, através do Edital 008/2016, novamente foi possível desenvolver um trabalho sensível e humano por meio da arte. Foram oferecidas aulas de teatro abertas a um grande público que, por fim, foi-se lapidando e formando um grupo interessado em dialogar e questionar novas políticas de integração e desenvolvimento na sociedade. O foco do grupo foi, através da arte, poder conscientizar todos os envolvidos sobre a necessidade de questionar o sistema social, além de evidenciar a magia e o encanto do teatro.

Os atores puderam visitar e apresentar esquetes teatrais em instituições filantrópicas, além de fazerem parte da programação do Rua Viva (evento de rua, na Cidade de Poços de Caldas). O grupo finalizou o ano com o Auto de Natal, apresentado na Praça Pedro Sanches, na Rua Assis Figueiredo e no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas.

67

Em 2018, o projeto foi novamente selecionado, pelo Edital n.º 85/2017, sob a coordenação da servidora Josirene de Carvalho Barbosa. Mais uma vez, foi possível trabalhar, com o Grupo de Teatro IFoco e com o público atendido, a aquisição da linguagem teatral e artística, bem como a consciência para a cidadania, por meio de criação de esquetes com temas sociais relevantes, voltadas à formação crítica, à importância da educação, ao respeito às diferenças, ao compromisso com a solidariedade e a generosidade, negação de quaisquer formas de violência e opressão e a  garantia de direitos das pessoas historicamente excluídas. O grupo trabalhou temas como direitos das mulheres, dos grupos LGBT+, da população negra, de cotistas de escolas e universidades públicas, de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. O grupo participou também do Festival de Arte e Cultura do IFSULDEMINAS, em comemoração aos 10 anos dos IFs. As atividades desenvolvidas com população em situação de risco foram apresentações teatrais para idosos de instituições de longa permanência - o projeto atendeu um total de 70 idosos, do Asilo São Vicente de Paulo e do Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso de Poços de Caldas (CIADI); apresentação teatral e roda de conversa com as crianças assistidas pela ONG Casa do Caminho de Poços de Caldas (aproximadamente 35 crianças).

89

10

Neste ano de 2019, mais uma vez, o projeto foi selecionado pelo Edital 162/2018 e pretende dar continuidade ao trabalho de “arte-inclusão”, desta vez levando a arte às escolas públicas situadas em regiões consideradas de risco e vulnerabilidade social, possibilitando aos grupos historicamente excluídos refletir sobre sua realidade e criar, junto com a sua comunidade e com a instituição da qual fazem parte, uma experiência de união, fortalecimento, cuidados e valores.

Fotos e texto: Josirene Barbosa (psicóloga - IFSULDEMINAS)
Coordenação do Projeto Teatro IFoco
Publicado em 19/08/2019