Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 12h23 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h55 | Acessos: 2324

Campus dá início a projeto que pretende propor estratégias de prevenção das violências contra as mulheres

Teve início no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas o projeto de extensão "Mapeamento e estratégias de Prevenção das violências enfrentadas pelas mulheres no Município de Poços de Caldas (MG)". A iniciativa é coordenada pela professora doutora Melina Mara de Souza, com a colaboração de órgãos externos da cidade, além de uma aluna bolsista, Jéssica Batista, e voluntárias, Mariana Araújo, Fernanda Lorena e Stephanie Souza, do curso de Licenciatura em Geografia do Campus Poços de Caldas. O projeto conta ainda com o envolvimento de uma colaboradora externa com formação em Psicologia, Paula Montenegro, e parceria com a professora doutora em Psicologia, Paolla Santini Magioni, da PUC Minas.

IMG 20190808 175618616

Grupo de estudos sobre violência e patriarcado marca o início do projeto.

Nessa fase inicial do projeto, um grupo formado por alunas de Geografia tem realizado estudos acerca do tema violência e patriarcado, iniciando ainda, nos órgãos competentes de Poços de Caldas, a coleta de dados sobre as violências contra as mulheres. A coleta de dados abrangerá todo o município. A iniciativa prevê também a realização de intervenções educativas e preventivas e aplicação de questionários em uma turma de 9º ano de uma escola pública na zona sul da cidade. “O projeto apresenta como relevância social o combate às violências enfrentadas pelas mulheres, a fim de se alcançar maior bem-estar e qualidade de vida para estas. O intuito é obter, como resultado final, ações que visem à desconstrução da sociedade machista e patriarcal em que vivemos e, principalmente, esclarecer que a violência contra a mulher não é somente física, ela pode ser psicológica, sexual, etc...”, explicou a professora Melina Mara.

A duração do projeto será até agosto de 2020. Além da parceria com a PUC, a iniciativa conta com o fomento do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, tendo sido aprovada pelo edital 36/2018 do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE).

Fotos e informações enviadas pela prof.ª Melina Mara de Souza
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas