Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 20h53 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 14h21 | Acessos: 1525

Equipe do Campus Poços se destaca no 1º Desafio de Inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS

No último dia 21/09, no Campus Muzambinho, a equipe Vulcano, que foi a representante do Campus Poços de Caldas no 1º Desafio de Inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS, se destacou na competição, que teve como objetivo buscar soluções criativas e inovadoras para demandas do IF. A equipe do Campus Poços obteve o 1º lugar na categoria “gestão de estacionamentos”.

67bc41e0 3651 418b b659 9250b6daf955

A equipe do Campus Poços ficou em 1º lugar na categoria "gestão de estacionamentos".

A Vulcano, que foi coordenada pelo professor Ricardo Ramos de Oliveira, contou com três integrantes discentes: Marcos Paulo do Nascimento, estudante do 9º período de Engenharia de Computação; Alex Philippe Nunes Benites Alves, da pós-graduação em Formação de Lideranças para Gestão Avançada de Mercado; e Gabriela Helena de Barrios, do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A proposta da equipe, que é baseada em Internet das Coisas, pretende sensoriar e mapear vagas do estacionamento, controlando o fluxo e quantificando melhor o número de vagas disponíveis ou ocupadas. O dispositivo também automatiza a entrada e saída de veículos, contando ainda com uma interface de energia solar e uma bateria interna de 10.000 mAh, que tornam dispensável uma rede elétrica externa, já que a bateria carregada dura quatro dias inteiros. O produto buscou ser uma alternativa inteligente, wireless e com autonomia energética. Por conta do primeiro lugar conquistado no 1º Desafio de Inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS, a equipe do Campus Poços ganhou três meses de bolsa, para finalizar o produto apresentado à banca de avaliadores da competição.

Durante o 1º Desafio de Inovação Tecnológica, as equipes do IFSULDEMINAS puderam concorrer em três categorias: gerenciamento de estacionamentos, mobilidade institucional e gerenciamento e gestão de resíduos. As equipes tiveram 10 minutos para apresentarem suas propostas e seus protótipos. O momento foi de muito aprendizado e experiência para alunos e professores. Segundo o professor Ricardo de Oliveira, “eventos de inovação tecnológica são importantes para o desenvolvimento da instituição e dos discentes como pesquisadores, trazendo desde a experiência de pesquisa em pequenos núcleos até o incentivo à inovação e à resolução de demandas institucionais, sobretudo em momentos nos quais a tecnologia se faz tão necessária e se torna o pilar da nova revolução industrial”.

Confira algumas fotos da participação do Campus Poços no evento!

Assessoria de Comunicação - ASCOM
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas