Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 20h56 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 15h03 | Acessos: 1862

IFSULDEMINAS colabora com a arborização urbana e realiza Ciclo de Diálogos Ambientais

No dia 11 de outubro, servidores e alunos do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizaram o plantio de 26 árvores na Avenida Dirce Pereira Rosa, no Jardim Esperança, onde está localizado o Instituto Federal. Tal iniciativa surgiu após a observação da ausência de árvores naquela região. "Eu reparei que praticamente não temos sombra por aqui. O calor está chegando e, dentre os benefícios das árvores, estão a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura local, o embelezamento natural e muitos outros", comentou a engenheira ambiental e idealizadora da intervenção, Marielle Rezende de Andrade, que também atuou como professora do IF.

IMG 6259

Alunos e servidores do IF realizaram o plantio de 26 mudas de Canelinha e Calistemo.

As mudas plantadas foram produzidas e doadas pelo Horto Municipal Armando Mendes, que está completando 87 anos. Foram recebidas mudas de Canelinha e Calistemo (escova de garrafa), espécies indicadas para a arborização urbana. “Gratidão aos servidores do Horto Municipal, que se mostraram sempre muito solícitos e dispostos a colaborar com o plantio. Gratidão a todos os voluntários que ajudaram no preparo do local e plantio das mudas, ao Projeto DeCompondo, da UNIFAL, e também à Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, que forneceram o composto para adubação do local. Agradecemos também o apoio do Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental, que colaborou com o planejamento das ações e estagiários”, destacou Marielle.

I Ciclo de Diálogos Ambientais

O plantio das árvores fez parte do I Ciclo de Diálogos Ambientais, promovido pelo curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS, nos dias 01, 02, 10 e 11 de outubro de 2019. Ao longo de duas semanas, os estudantes e a comunidade em geral puderam discutir temas diversos, relacionados à conservação e regularização ambiental como um todo.

ciclo dialogos ambientais takashi yamauchi

O Seminário sobre Balanço Social e Ambiental, que aconteceu na Câmara Municipal de Poços, fez parte da programação.

Durante o Ciclo de Diálogos Ambientais, o IF de Poços de Caldas recebeu palestrantes externos: Davi Ferri de Carvalho Dias, biólogo e também servidor do IFSULDEMINAS; Douglas Henrique da Silva Viana, biólogo e consultor ambiental; e Thales Tréz, professor da UNIFAL e responsável pelo projeto DeCompondo; além do coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Poços de Caldas e organizador do evento, professor Rogério Coli da Cunha.

"Estes eventos se mostram ótimas oportunidades para troca de experiências. Poder contribuir com o aprendizado e trazer vivências práticas para o dia a dia dos alunos foi muito gratificante. Parabéns pela iniciativa", comentou o palestrante Douglas Viana.

Fez parte das intervenções o Seminário sobre Balanço Social e Ambiental, que aconteceu na Câmara Municipal de Poços de Caldas no dia 02 de outubro, ministrado pelo especialista em terceiro setor, Takashi Yamauchi.

Confira as fotos das atividades!

Texto: Marielle Rezende de Andrade
Fotos: Ederson Godoy & ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974
Fim do conteúdo da página