Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 17h56 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 18h51 | Acessos: 2316

Alunos do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas concorrem à oportunidade de conhecer a NASA

Desde os problemas terrestres até os desafios da colonização espacial. Cabe tudo no NASA Space Apps Challenge, que aconteceu de 18 a 20 de Outubro de 2019. Desde a sua criação em 2012, o NASA International Space Apps Challenge se tornou o maior hackathon do mundo, estimulando milhares de cidadãos de todo o planeta a usarem os dados abertos da NASA para criarem soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na Terra e no espaço.

18

Os projetos das duas equipes com alunos do Campus Poços foram selecionados entre 450 projetos brasileiros.

O Space Apps inspira as comunidades locais a se unirem, pensarem intensamente e criarem soluções para problemas importantes. A cada ano, os aplicativos espaciais envolvem diversas equipes de tecnólogos, cientistas, designers, empreendedores e artistas, com o intuito de trabalharem com os dados de código aberto da NASA em um sprint de 48 horas. Em 2019, 40 projetos brasileiros foram selecionados para a etapa global, incluindo dois projetos com alunos do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Foram mais de 450 projetos brasileiros disputando uma vaga para as classificatórias globais do maior evento de inovação e tecnologia atualmente, que teve mais de 29 mil participantes e classificatórias realizadas em 80 países.

Poços de Caldas recebeu o evento pela primeira vez, acontecendo no IFSULDEMINAS, com a participação de três equipes, uma a distância e duas presenciais. Durante 48 horas, os participantes contaram com a mentoria de Addae do Carmo e Alex Philippe, que foram construindo ideias de inovação junto às equipes Vulcano, Water Stream e TechKova. As equipes Vulcano e Water Stream, ambas com integrantes alunos do curso de Engenharia de Computação do Campus Poços de Caldas, Ana Paula Piedade e Marcos Paulo do Nascimento, passaram para as etapas globais.

4

O IF foi escolhido para sediar em Poços de Caldas o desafio da NASA. A cidade recebeu o evento pela primeira vez.

A equipe Vulcano submeteu um projeto de um dispositivo para limpeza de vazamento de petróleo em alto-mar, sendo um barco autossuficiente que utiliza energia fotovoltaica, GPS e uma rede para restrição do petróleo vazado até a chegada do navio de limpeza, que normalmente é maior, mais pesado e mais lento, não permitindo assim que manchas cheguem até a costa.

Já a equipe Water Stream submeteu um projeto de microgerenciamento residencial de água, na qual se geraria um mecanismo para reaproveitamento de água, que seja de fácil acesso, manutenção e com alta eficiência, gerando uma maior economia e promovendo a economia tanto de recursos não renováveis quanto aliviando as estações de tratamento de água. O projeto ganhou ainda o selo “Local people’s choice”, que é atribuído quando um projeto ganha uma pontuação alta nos 19 conceitos utilizados no julgamento para seleção dos projetos.

Agora, concorrendo com o mundo todo, totalizando 3.380 projetos, apenas 30 serão selecionados como finalistas, o que deverá ser comunicado no mês de dezembro de 2019. Em Janeiro, esses 30 projetos selecionados participarão da competição final, que ocorrerá na NASA - Estados Unidos, e disputarão um lugar no pódio desta competição global.

Confira as fotos do evento!

Fotos e texto: Alex Philippe & Addae do Carmo
Mentores NASA Space Apps Challenge