Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 20h18 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 15h33 | Acessos: 1376

Prestigie as exposições de artes que estão em cartaz na biblioteca do Campus Poços!

Prestigie as exposições de artes que estão em cartaz na biblioteca do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas! A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. O Campus Poços de Caldas está localizado na Av. Dirce Pereira Rosa, nº 300, Bairro Jardim Esperança. O horário de visitação é das 8h às 22h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados).

Exposições em cartaz (confira as fotos abaixo)

ExpoHalloween:
Com a temática “cérebro”, reúne ilustrações feitas por alunos e professores do Estúdio 6B.
Período de exposição: até 20/12/2019

Mostra “Cotidiano”:
Esculturas em madeira, tecido e cobre e outras obras do artista Sérgio Martins, explorando emoções humanas e cenas do cotidiano.
Período de exposição: até 20/12/2019

Curso de história da arte e oficina de pintura (turma 2019/2º semestre):
Com temáticas variadas, abrange pinturas a óleo, acrílica e aquarela produzidas por alunos do curso.
Período de exposição: até 29/11/2019

IMG 7319A ExpoHalloween conta com 60 ilustrações, com a temática “cérebro”, produzidas por alunos e professores do Estúdio 6B. A vernissage foi realizada na biblioteca do Campus no dia 31 de outubro, para comemorar o Halloween e a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento contou com a realização e apoio do Laboratório de Artes e Criatividade (VOA), do curso de moda e oficina de produção de figurinos (IFashion) e do curso de história da arte e oficina de pintura (Expoarte Galeria). Estiveram presentes alunos, servidores e comunidade, que entraram no clima criativo do evento e vieram fantasiados.

Criado em 2015 por ilustradores de Poços de Caldas, o Estúdio 6B tem o objetivo de estimular as pessoas a encontrarem sua arte, incentivando a criatividade de seus alunos por meio de diferentes métodos, técnicas e abordagens artísticas. Durante a inauguração da ExpoHalloween, os professores do Estúdio 6B ofertaram oficinas de desenho para discentes do Instituto Federal e para o público externo. “Participar da ExpoHalloween foi uma forma de divulgação pra gente. Foi uma parceria bem legal. O espaço da biblioteca é bem interessante e a gente conseguiu fazer um bom trabalho de decoração ali”, destacou Vinícius Ribeiro, um dos professores do Estúdio 6B.

IMG 7361A mostra “Cotidiano”, de autoria do artista Sérgio Martins, também entrou em cartaz no dia 31 de outubro, juntamente com a ExpoHalloween. A mostra tem como objetivo despertar uma nova percepção sobre acontecimentos envolvendo as pessoas que nos cercam. As 14 esculturas em madeira, tecido e cobre exploram sentimentos e emoções humanas. Sérgio Martins é mineiro e artista autodidata. Em 2014, deu espaço à sua alma artística e começou a trabalhar nas esculturas. “Eu achei fabuloso o espaço da Expoarte Galeria, na biblioteca do IF. A arte em uma instituição de ensino, como o IF, ajuda na formação dos alunos, inspira e desperta a sensibilidade”, mencionou Sérgio Martins.

IMG 7660Também estão expostas na biblioteca as telas produzidas pelos alunos da turma do segundo semestre de 2019 do Curso de história da arte e oficina de pintura, curso de formação inicial e continuada (FIC) ofertado gratuitamente pelo IF a alunos do Campus Poços e à comunidade, com os ensinamentos da instrutora Valéria Guimarães. As pinturas com temas diversos foram feitas a óleo, acrílica e aquarela. O curso contou com 40 horas divididas em 10 encontros. “Eu gostei muito do curso. Formamos cerca de 15 alunos, que ficaram muito empolgados, tanto com a teoria quanto com a prática”, afirmou Valéria.

A Expoarte Galeria

Criado em 2014, o projeto Expoarte Galeria já levou exposições para outros locais de Poços de Caldas, como o Espaço Cultural da Urca e a Galeria Ampliart. O espaço que foi oficialmente inaugurado na biblioteca do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas abrigará exposições de artistas tanto de Poços quanto de outras cidades. O objetivo, segundo o idealizador e coordenador da iniciativa, o professor de Artes do Campus, Márcio Bess, é que uma nova exposição aconteça a cada 45 dias, servindo como um ambiente para popularização das artes e uma vitrine para artistas renomados ou iniciantes. As exposições na biblioteca do Campus terão sempre entrada gratuita e aberta à comunidade.

Fotos da ExpoHalloween:

Fotos da mostra "Cotidiano":

Fotos das telas do curso de história da arte e oficina de pintura:

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas