Publicado: Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 18h44 | Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 20h39 | Acessos: 4734

Alunos do Campus Poços realizam a 3ª edição do Torneio de E-Sports dos Institutos Federais (TEIF)

Os jogos eletrônicos são levados a sério por muitos alunos do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, em especial os das áreas de Informática e de Engenharia de Computação, que vislumbram até uma possibilidade de profissão naquilo que muitos encaram como apenas diversão. Segundo reportagem da Revista Exame, o mercado de games no Brasil deve crescer 5,3% até 2022. Só em 2018, o setor movimentou no país 1,5 bilhão de dólares, mantendo a posição de liderança na América Latina. Pensando nisso e com o objetivo de estimular a integração e a prática dos jogos eletrônicos entre os alunos do IFSULDEMINAS, instituições parceiras e público em geral, o Campus Poços de Caldas realizou, no dia 23/novembro de 2019, a fase presencial da terceira edição do Torneio de E-Sports dos Institutos Federais (TEIF).

80622061 445293752834156 46850340783390720 o

O 3º Torneio de E-Sports reuniu diversos competidores de Poços de Caldas e região.

Além da fase presencial, o TEIF teve uma fase on-line realizada previamente no dia 09 de novembro. A competição, como um todo, envolveu disputas por equipes nas modalidades League Of Legends; Counter Strike; FIFA; Teamfight Tactics (TFT) e Free Fire. Cada modalidade teve o seu regulamento. O evento foi transmitido ao vivo. Além do prestígio da vitória, os ganhadores receberam troféus e medalhas. A realização do Torneio de E-Sports dos Institutos Federais é de iniciativa dos estudantes do curso de Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas: Vinícius Carneiro, Vinícius Mármoro, Yuri Fernandes e Henrique Moreira. O evento foi realizado em parceira com alunos de Engenharia de Computação, que também são integrantes da Aldeia Consultoria Júnior, empresa júnior de consultoria de caráter multidisciplinar gerida por acadêmicos dos cursos superiores do Campus Poços. O TEIF contou ainda com a organização da Creative Esports e da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Campus Poços, em especial dos servidores Eugênio Marquis de Oliveira e Luiz Antonio de Sousa Ferreira.

Jefferson Ventura, estudante do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Muzambinho, participou pela segunda vez do torneio, juntamente com sua equipe formada por colegas de Muzambinho, Alfenas e Araraquara. Jefferson competiu e foi campeão na modalidade Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Ele, que joga desde os sete anos, disse que ficou muito satisfeito com o nível do evento realizado no Campus Poços de Caldas. “Esse ano eu achei bem mais legal. A organização do evento dá muito apoio aos participantes. Hoje em dia, todo mundo está ligado em tecnologia e a maioria dos jovens passa um pouco do seu tempo jogando. Um campeonato é meio que uma forma do pessoal se entreter, fazer novas amizades e descontrair um pouco. Eu acho que deveria ter um apoio maior das instituições e escolas”, afirmou.

Com apenas 11 anos, Leandro Alves da Silva foi o jogador mais jovem da competição. Ele, que é morador do Parque Primavera em Poços de Caldas, participou pela primeira vez do torneio, disputando o troféu e as medalhas da modalidade League Of Legends (LOL). “O evento é muito divertido. Dá para fazer muito mais amigos. O jogo é feito para se divertir. Se perder, tem que aceitar a derrota. Se ganhar, tem que ficar feliz e comemorar. Mas tem que ganhar de uma maneira que não prejudique a equipe adversária. Tem que jogar com muito respeito com os adversários e ser elegante na derrota. Os jogos eletrônicos são muito legais. Você aprende coisas novas. Como é um jogo on-line, você consegue achar mais amigos para jogar junto. É um jogo bem divertido. Muita gente critica os jogos eletrônicos, mas se você gosta do que você faz, não tem o porquê parar de jogar”, comentou.

Confira as fotos do evento!

Fotos: Organização 3º TEIF
Texto: ASCOM - Poços de Caldas