Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Sábado, 11 de Abril de 2020, 13h18 | Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 11h59 | Acessos: 10847

Projeto de extensão do Campus Poços desenvolve atividades lúdicas com idosas da cidade

Antes da pandemia do novo coronavírus, as tardes de sexta-feira não eram mais as mesmas no Asilo São Vicente de Paulo - Associação das Damas de Caridade, no centro de Poços de Caldas. Desde que a “Oficina de Atividades Lúdicas” do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas foi iniciada na instituição, no ano de 2018, cerca de 20 idosas, que moram na Associação, passaram a se entreter com jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, desenhos para colorir, entre outras atividades, que vão muito além da simples diversão.

IMG 9896

O projeto do Instituto Federal na Associação das Damas de Caridade teve início em 2018.

A “Oficina de Atividades Lúdicas” é um projeto de extensão do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, coordenado pela professora de Química, Elenice Aparecida Carlos. A iniciativa conta com a colaboração de outros servidores do campus, além de alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e superiores, que atuam como tutores voluntários. De acordo com a professora Elenice, o projeto tem como objetivo “desenvolver atividades lúdicas que contribuam para retardar o declínio das habilidades cognitivas decorrentes da idade; promover atividades culturais como espaço de lazer e socialização das idosas; e propiciar o encontro entre gerações, para socialização das idosas e discentes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas”.

O projeto

Para avaliação das habilidades e interesses de cada idosa participante do projeto, nas primeiras oficinas, foram apresentadas diferentes atividades, como jogos de tabuleiro, jogo da memória, quebra-cabeça, labirinto e desenhos para colorir ou encontrar as diferenças. A partir desse diagnóstico, o projeto prosseguiu por meio de encontros semanais, com uma hora de duração, sempre nas tardes de sexta-feira.

IMG 9867

As idosas contam com o apoio de alunos e servidores do IF para solucionarem os desafios propostos pelas atividades.

As atividades foram pensadas para serem executadas pelas idosas de maneira individual ou em grupo, com o auxílio dos tutores voluntários e orientação da coordenadora e colaboradores. Através dos jogos lúdicos, o projeto busca promover a coordenação motora, a cooperação e a socialização das idosas, o estímulo para a troca de ideias, a elaboração de hipóteses e a tomada decisões, estimulando ainda a paciência e as funções cognitivas, como a memória, a atenção, a concentração, o processamento de informações, a criatividade e o raciocínio.

Algumas atividades em madeira foram adquiridas pela profa. Elenice junto a artesãos de Poços de Caldas. Outras em madeira ou polietileno foram compradas em lojas de materiais didáticos. Para atender as necessidades específicas de algumas idosas, alguns jogos foram produzidos pela própria profa. Elenice através de recursos simples, como EVA, adesivos, palitos, embalagens de ovos, caixas de papelão e tampinhas. Para a produção de algumas atividades, a professora teve o auxílio da Laura Lisboa, assistente social do asilo, e de servidores do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Ao todo, são cerca de 30 atividades diferentes, que apresentam graus de dificuldade variados, para atender as especificidades de cada idosa. Em 2019, o projeto passou a contar com a participação de duas idosas cegas e algumas com declínio cognitivo. Para atendê-las, foram adquiridas e confeccionadas atividades adaptadas, que exploram a percepção tátil.

IMG 9895

As atividades são feitas de materiais simples, como EVA, palitos, embalagens de ovos, papelão e tampinhas.

“O Asilo São Vicente de Paulo é uma instituição de longa permanência e a oficina proposta neste projeto tem contribuído para a melhora do bem-estar e socialização das idosas acolhidas. Pretende-se dar continuidade ao projeto nos próximos anos, mantendo a participação dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e superiores, a fim de promover o encontro intergeracional, contribuindo para a qualidade de vida das idosas e para a formação humanística de nossos discentes”, destacou a professora Elenice.

As idosas

No Asilo São Vicente de Paulo - Associação das Damas de Caridade, a “Oficina de Atividades Lúdicas” do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas já atendeu cerca de 20 idosas, que participam ativamente das atividades, demonstrando interesse e contentamento.

Com 62 anos e cega desde os 54 por conta de uma retinose, Genoveva Amélia de Freitas, disse que é muito bom poder participar de atividades inclusivas dentro da Associação. “Por eu não enxergar, eu acho muito legal ter jogos adaptados para mim. Esse jogo mesmo de quebra-cabeça, que estávamos jogando aqui, a hora passou e a gente nem viu. É bom para a cabeça, para distrair, passar a hora, dar umas risadas”, falou. Com 88 anos, Maria Clara Abreu também se mostrou muito animada com as tardes de sexta-feira: “está muito bom. Está gostoso. A gente conhece cada dia uma pessoa diferente. É divertido”.

home

Cega, Genoveva (de azul, à direita na foto) também participa atividades adaptadas, que exploram a percepção tátil.

Também com 88 anos, a irmã Angelina Grocelli, que por 50 anos trabalhou nos cuidados aos idosos da Associação, hoje é uma das assistidas que se divertem com os jogos lúdicos propostos pelo grupo do Instituto Federal. “Os jogos são muito interessantes, porque a gente está distraindo a mente. A mente da gente vai dispersando naquele jogo e não pensa em outra coisa. Para mim, está sendo uma coisa muito boa, porque, nessa idade, a cabeça da gente fica meio ‘assim’ e, por meio dos jogos, parece que a gente vai treinando. Está sendo muito bom”, afirmou.


Os tutores

Os discentes do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, que atuam como tutores voluntários no projeto, auxiliam as idosas na realização das atividades lúdicas. Esse contato intergeracional proporciona momentos de grande aprendizagem para os alunos. Maristella Pimenta Franco, estudante do 3º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços, participa do projeto como voluntária desde o começo de 2019. A futura docente mencionou que é muito gratificante poder ajudar o próximo: “é uma atividade prazerosa. Conhecer outras pessoas mais velhas assim é maravilhoso. Aprendi que temos que aprender a cuidar dos outros porque cada um tem uma história de vida diferente. Então a gente tem que estar sempre de braços abertos para poder ajudar. Participar desse projeto é muito importante para mim, enquanto licencianda e futura professora. Esses jogos, mesmo a gente os utilizando com os idosos, a tática e o modelo deles eu consigo usar muito com os alunos com necessidades especiais nas escolas. Eu falo que aqui é uma terapia. Eu peguei um carinho muito grande pelas idosas”.


A Associação

A assistente social do Asilo São Vicente de Paulo - Associação das Damas de Caridade, Laura Corrêa Lisboa, reforça que as atividades lúdicas e os jogos propostos pelo projeto do Instituto Federal contribuem para a qualidade de vida das idosas moradoras da Associação. “Esse projeto só veio para agregar ao trabalho da instituição. A gente percebe que é um projeto que atinge todas as idosas, tanto as idosas com grau de dependência muito grande, as idosas com grau de dependência médio e as idosas independentes. Os diversos tipos que jogos atendem as idosas e estimulam o raciocínio, a concentração, a memória. A gente percebe que elas ficam muito felizes quando conseguem fazer as atividades e resolver os desafios que a professora Elenice traz. Então, causa um bem-estar muito grande nelas, de que elas são capazes de participar desses jogos, dessas atividades propostas”, salientou.

IMG 9903

A profa. Elenice (à esquerda na foto) e a assistente social da Associação, Laura Lisboa (à direita), comemoram os resultados positivos do projeto.

A assistente social ressalta ainda que as tardes de sexta-feira são sempre muito aguardadas pelas idosas. “A gente sempre fala que é uma hora de ginástica laboral, no qual elas vão exercitar mesmo o raciocínio e a concentração. Além disso, os jogos propõem a convivência entre elas e, ao mesmo tempo, socializa. É muito bom. A gente percebe que elas se sentem valorizadas com a oficina. Mesmo porque toda semana elas esperam a professora, que traz também outros alunos e servidores do Instituto Federal. Elas esperam essas visitas e gostam e estabelecem vínculos e começam, durante a semana, a perguntar: ‘hoje é sexta? Hoje a professora vem?’”, frisou.

Confira, no vídeo acima, um pouquinho da Oficina de Atividades Lúdicas.

Laura acredita ainda que o projeto traz benefícios tanto para as idosas da Associação para a equipe do IFSULDEMINAS. “Esse contato das idosas com os jovens é muito importante. Todo mundo ganha. É uma troca de experiências. Esse contato intergeracional faz bem tanto para as idosas, que são ouvidas, e acredito que também para os jovens, que aprendem a escutar e a valorizar os seus avós, os seus tios e pais mais idosos. Eles saem daqui com um olhar diferenciado do que é uma instituição asilar e também das possibilidades de convivência com os idosos. Eu acho que faz muito bem, sim, para todas as pessoas que vêm aqui”, concluiu.

Com mais de 100 anos de existência, o Asilo São Vicente de Paulo - Associação das Damas de Caridade, que é uma instituição filantrópica, hoje atende 45 idosas em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 62 e 101 anos, que moram na Associação. Na instituição, além do trabalho de voluntários, as assistidas contam com o serviço de diversos profissionais, como assistente social, psicólogo, médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, cuidadores de idosos, técnicos em enfermagem, totalizando mais de 30 funcionários, que prestam seus serviços em tempo integral.

Confira as fotos da Oficina de Atividades Lúdicas!

 

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página