Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 16h20 | Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2020, 15h02 | Acessos: 1314

Docente do Campus Poços lança livro sobre a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo

capa livro flavio calheirosO professor Dr. Flávio Henrique Calheiros Casimiro, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, lançou, pela Editora Expressão Popular e Fundação Rosa Luxemburgo, o seu mais recente livro: “A Tragédia e a Farsa: a ascensão das direitas no Brasil contemporâneo”. Com 184 páginas, a obra foi redigida em 2019 e é fruto da atualização de uma pesquisa vinculada à tese de doutorado do docente.

Devido à pandemia de Covid-19, o lançamento do livro ocorreu por meio de lives e entrevista com o prof. Flávio realizadas pelo programa Se Expresse, da Editora Expressão Popular, no dia 23 de abril de 2020. O lançamento presencial, no Campus Poços de Caldas e no Campus Inconfidentes, acontecerá após o retorno das aulas presenciais nas unidades.

O livro publicado pelo Prof. Flávio Calheiros faz parte da coleção “Emergências”, lançada em 2019 pela Editora Expressão Popular e pela Fundação Rosa Luxemburgo, com o intuito de debater temas atuais e urgentes no Brasil. A Fundação Rosa Luxemburgo é uma instituição de formação política fundada em 1990 em Berlim, na Alemanha, possuindo escritórios na África, América, Ásia, Europa e Oriente Médio. Além do Prof. Flávio, dentre os autores convidados para participação na coleção “Emergências”, estão: Luis Felipe Miguel (UNB), Roberto Leher (UFRJ), Tádzio Peters Coelho (UFV) e Helena Martins (UFC).

Entre outros assuntos, o livro aborda a reinvenção das direitas no Brasil contemporâneo, apontando quem seriam seus principais apoiadores e quais os seus novos mecanismos de produção de consenso. De acordo com o Prof. Flávio Calheiros, “a proposta do estudo é levantar alguns elementos para tentar explicar de que maneira os interesses do conjunto da burguesia brasileira passaram a ser representados pela alternativa política mais reacionária e truculenta, a partir de um projeto de extrema-direita”. O docente do Campus Poços de Caldas explicou que “as entidades que figuram nesse livro abertamente reuniram grupos de empresários ligados a enormes conglomerados, não apenas em defesa do capital, mas em sua grande maioria atuando para podar conquistas populares fundamentais. Em comum a todas elas, o permanente ataque à gestão pública, a cada vez que ela se apresenta como uma gestão pública de direitos universais. Em todas elas, a marca da imposição de uma gestão pública definida como se fosse privada e da defesa dos interesses do grande empresariado, apresentados como se fossem os interesses de todos”.

O livro pode ser encontrado no site da Editora Expressão Popular, onde há o link para download gratuito da versão em e-book. Para o prof. Flávio, “é fundamental entender os movimentos das diversas frações da classe dominante, assim como suas estratégias de atuação e articulação, para compreendermos melhor os processos políticos, econômicos e sociais do Brasil contemporâneo. Será a partir desta nova conjuntura de tensão, promovida pelo discurso de ódio destilado por segmentos da extrema direita, que emergirá a possibilidade de reação e reinvenção das forças progressistas no Brasil”.

O autor

Flávio FotoFlávio Henrique Calheiros Casimiro é doutor em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Graduou-se em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2007) e fez mestrado em História, na linha de Poder e Relações Sociais pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ (2011). Atualmente, é docente efetivo do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, ministrando, no curso de Licenciatura em Geografia do Campus Poços de Caldas, as disciplinas de História Econômica Geral e Economia Política, e, no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, a disciplina de Sociologia Ambiental. Também atua como docente no curso de Licenciatura em História, do Campus Inconfidentes, sendo responsável pelas disciplinas de História Econômica Política e Social e História Contemporânea II. É um dos autores do livro: “O Ódio como Política: a reinvenção das direitas no Brasil” (2018), publicado pela Editora Boitempo. E autor dos livros: “A Nova Direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo” (2018) e “A Tragédia e a Farsa: ascensão das direitas no Brasil contemporâneo” (2020), publicados pela editora Expressão Popular e Fundação Rosa Luxemburgo.

Informações: Prof. Flávio Calheiros
Revisão e edição: ASCOM - Poços de Caldas