Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 15h48 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 18h02 | Acessos: 1149

Conheça algumas ações sustentáveis desenvolvidas por projetos do Campus Poços de Caldas!

Preocupar-se com o meio ambiente e com o desenvolvimento de ações sustentáveis também faz parte da missão do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Na instituição, servidores e alunos estão à frente de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, que atuam direta ou indiretamente nessa área. Tais ações foram destaque no canal do 9º Giro Sustentável no YouTube. O evento de iniciativa da Associação Poços Sustentável (APS) e da ONG Planeta Solidário contou com o apoio do Campus Poços de Caldas e de diversas outras instituições e empresas.

Assista aos vídeos!

Conheça algumas ações sustentáveis desenvolvidas por projetos do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas! Assista aos vídeos postados no canal do campus no YouTube (@ifpocosoficial):

Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica

Você sabia que o IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas se tornou um Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica (CRESFV)?! O Campus Poços foi selecionado pelo Programa EnergIF, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), se consolidando como um dos cinco CRESFV existentes no Brasil. A novidade vai propiciar o desenvolvimento de mais cursos e pesquisas na área de energias renováveis, mais limpas e condizentes com as demandas do meio ambiente. Assista ao vídeo:

?Mais informações: https://bit.ly/3d31Z1I

Ecologia e distribuição espacial da anurofauna do Morro do Ferro

Conheça um pouco sobre a pesquisa “Ecologia e distribuição espacial da anurofauna do Morro do Ferro (Planalto de Poços de Caldas), com foco para Pithecopus ayeaye (ANURA, HYLIDAE)”, coordenada e desenvolvida por professora e discentes do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, com recursos da The Rufford Foundation, fundação do Reino Unido. A pesquisa sobre espécies de sapos, rãs e pererecas do Morro do Ferro é coordenada pela profa. Dra. Mireile Reis dos Santos, com a colaboração de pesquisadores de outras instituições. O estudo conta com a atuação direta de cinco estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental. Assista ao vídeo:

?Mais informações: https://bit.ly/3jzM6SS

Meliponário (projeto com abelhas nativas sem ferrão)

Você sabia que, no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas , existe um lugar onde são criadas abelhas nativas sem ferrão⁉ Trata-se do Meliponário, projeto coordenado pela Profa. Dra. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, com o apoio de servidores e alunos. Entre as diversas atividades desenvolvidas no Meliponário, está o curso “Uso de abelhas sem ferrão como fonte de renda e transformação social”, que tem como objetivo propiciar a capacitação de mulheres para o manejo de abelhas sem ferrão e o desenvolvimento de produtos, promovendo o empreendedorismo associativo, a geração de renda, a conscientização ambiental e a autoestima. Assista ao vídeo:

?Mais informações: https://bit.ly/2SugeTH

VOA - Laboratório de Artes e Criatividade