Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 19h35 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 11h26 | Acessos: 1097

Alunos e professores das Ciências Biológicas e da Geografia terão livros publicados pelo IFSULDEMINAS

A Pró-reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS divulgou, recentemente, o resultado do Edital 87/2020, que tinha por finalidade selecionar propostas de livros para publicação. Das três obras selecionadas, duas são do Campus Poços de Caldas, escritas por professores e alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Geografia.

O livro “Aves do Planalto de Poços de Caldas”, que ficou classificado em primeiro lugar, é de autoria do aluno do curso de Ciências Biológicas, Ederson José de Godoy, juntamente com a profa. Jane Piton Serra Sanches e com o biólogo Eric Arruda Williams. O livro é resultado do projeto de Iniciação Científica que o aluno Ederson desenvolveu sob orientação da profa. Jane. A obra apresenta 183 espécies de Aves ocorrentes na região do Planalto de Poços de Caldas e é ricamente ilustrada com fotografias (tiradas pelo próprio aluno, que também é fotógrafo) de exemplares de cada uma das espécies. Além disso, traz informações sobre a ocorrência das aves nas diferentes regiões do Planalto, bem como informações sobre a biologia, ecologia e reprodução de cada uma das espécies registradas para a área. Trata-se de um livro inédito para descrever a diversidade de Aves da região.

O livro “Cidades e Sociedade: interações e contextos acerca das urbanidades sul mineiras” foi organizado pelo Prof. Alexandre Carvalho de Andrade (IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas) e pelos professores Gustavo Reis Machado e Fabiana Rezende Contrim, do Campus Pouso Alegre. A presente obra, que tem como temática as cidades do Sul de Minas, reuniu pesquisadores de distintas instituições (IFSULDEMINAS, UNICAMP, UNIFAL, UFSJ, UNIFEI, UMA, dentre outras), sendo estruturada em oito capítulos, organizados em três eixos: I) Ambiente construído e Paisagem Urbana; II) Urbanização e Meio Ambiente; III) Urbanismo e Planejamento Urbano Regional. O livro teve como premissa o olhar transdisciplinar de diversas áreas do conhecimento, envolvidas com a temática “cidades”, tendo como objetos as ainda pouco estudadas cidades do Sul de Minas.

Os livros representam os resultados de importantes trabalhos de pesquisa desenvolvidos junto aos cursos de Ciências Biológicas e Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. A previsão é de que as obras sejam publicadas dentro de 18 meses.

Confira as capas dos livros!

capa jane ok
Capa do livro "Aves do Planalto de Poços de Caldas", selecionado em 1º lugar para publicação pelo IF.
pagina jane ok
Página do livro "Aves do Planalto de Poços de Caldas".

capa alexandre ok

Capa do livro livro “Cidades e Sociedade: interações e contextos acerca das urbanidades sul mineiras”.

Texto: Profa. Jane Sanches & Prof. Alexandre de Andrade.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.
Publicado em 24/11/2020.