Publicado: Sábado, 28 de Novembro de 2020, 15h08 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 15h05 | Acessos: 2184

Com exposição virtual de obras, Campus Poços lança 5ª edição da EXPOART. Prestigie!

O Laboratório de Artes e Criatividade (VOA) do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas acaba de lançar a V EXPOART. Por conta da pandemia, a tradicional exposição das obras do Curso de História da Arte e Oficina de Pintura, neste ano de 2020, ganhou uma versão virtual. Ao todo, estão expostos 86 trabalhos dos alunos participantes do curso, produzidos ao longo deste ano letivo.

Confira a galeria de obras!

Confira, a seguir, as obras que compõem a V EXPOART. Clique nas imagens para ampliá-las.

As obras também foram postadas na página do curso no Facebook (@IFoficinadeartes). Em 2020, o Curso de História da Arte e Oficina de Pintura atendeu, de maneira on-line, cerca de 15 alunos da comunidade interna e externa ao IFSULDEMINAS. Foram 160 horas de curso, entre conteúdos teóricos e práticos, e mais de 100 obras pintadas. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender, juntamente com o Prof. Dr. Márcio Luiz Bess, sobre a História da Arte e dos movimentos artísticos (Pré-história, Egito Antigo, Grécia, Roma, Bizantino, Gótico, Renascimento, Barroco, Rococó, Neoclássico, Art Noveau, Impressionismo, Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Surrealismo, Arte Naif, Pop Art, Hiperrealismo). A capacitação também promoveu reflexões sobre o Pós-modernismo e a imaterialidade da arte contemporânea. Durante as atividades práticas da Oficina de Pintura, acompanhados pelo professor instrutor José Luiz Tavares, os alunos entraram em contato com as técnicas de desenho e pintura em tela e outros suportes.

Para driblar os desafios da educação a distância, os professores abusaram da criatividade, trabalhando os conteúdos por meio de vídeos, videochamadas, mensagens, aulas gravadas e on-line, textos e muitas imagens ilustrativas. “Mesmo com as dificuldades encontradas, obtivemos um ótimo aproveitamento. Conseguimos manter o grupo unido e produtivo e isso é mérito dos alunos e professores do curso, que ‘não deixaram a peteca cair’. Da parte dos professores, a busca de formas para passar o conhecimento e motivar os alunos, a atenção dedicada a todos em muitos momentos para suprir as deficiências e limitações do ensino a distância. Da parte dos alunos, a paciência e persistência, que fizeram com que não desistissem das aulas diante das dificuldades encontradas, além da coragem para se arriscarem sozinhos, experimentando e desenvolvendo uma admirável autonomia na pintura, que fez toda a diferença E o resultado foi um ano de grandes conquistas e descobertas de novos talentos em nós mesmos e de muitos conhecimentos adquiridos”, destacou o Prof. Márcio Bess. O docente disse ainda que “participar desse curso, durante esse período de pandemia e de isolamento, foi muito bom para os alunos, pois eles se mantiveram ocupados, produtivos e em contato com outras pessoas. Só neste ano, alguns participantes produziram mais de 20 telas”.

O que dizem as participantes?

Marta ChagasPara Marta Chagas Leite, moradora do Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira, o curso foi excelente. “Gostaria de deixar registrado o quanto o curso de Pintura do IF tem ajudado a mim e a outras pessoas! Através deste curso, consegui realizar um sonho, que era pintar quadros: sonho de adolescente! Os professores Márcio Bess e José Luiz, além de muito competentes, são muito dedicados e comprometidos com o curso e com os alunos, o que nos motiva ainda mais. Em resumo, estou muito feliz e motivada a fazer os novos cursos desta instituição!”, declarou.

Sônia BorssatoA moradora do Parque Esperança, Sônia Regina Borssato, também comentou que o curso lhe trouxe grandes alegrias. “Eu sempre fui apaixonada pela criação. Eu tinha muita vontade de aprender a pintar, para poder retratar, principalmente a flora e a natureza. E, em 2016, surgiu essa oportunidade do Instituto Federal de Poços de Caldas e eu aproveitei e fiz minha inscrição. De lá para cá, foi uma viagem incrível. Foi muito gratificante. Aprendi muito tudo que me foi passado ali. A turma também foi muito bacana; vou levar para sempre no meu coração. Quero agradecer pela oportunidade e dedicação dos professores, por todos os momentos incríveis que nós passamos. Minha casa virou uma galeria e meu sonho foi realizado”, afirmou.

O Curso de História da Arte e Oficina de Pintura

Nair Duarte 1Em 2014, ano que marcou a primeira edição do Curso de História da Arte e Oficina de Pintura do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, foram atendidos 39 alunos internos à instituição. Já a edição de 2015 passou a atender também os servidores do Campus, com 85 participantes. Em 2016, o curso foi aberto à comunidade externa, atendendo a mais de 120 participantes e produzindo cerca de 200 pinturas em tela. A expansão dos números se manteve em 2017 e 2018, chegando ao auge em 2019, quando foram atendidas, aproximadamente, 260 pessoas e produzidas e expostas mais de 300 obras.

O curso é aberto à comunidade interna e externa do IFSULDEMINAS, não possui pré-requisitos, podendo participar pessoas das mais diferentes idades, com ou sem experiência na pintura. As aulas acontecem uma vez por semana, no laboratório VOA do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, geralmente durante as tardes das quartas ou sextas-feiras. As inscrições abrem no início dos anos letivos e o curso tem duração aproximada de oito meses, com a possibilidade do participante dar continuidade no curso nos anos seguintes.

Acompanhe pelo Facebook!

Acompanhe as novidades da EXPOART e do Curso de História da Arte e Oficina de Pintura através da página do projeto no Facebook:

Informações: Prof. Dr. Márcio Luiz Bess.
Coordenador do Laboratório VOA.