Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 15h42 | Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 14h12 | Acessos: 1589

Projeto IFSolares é apresentado em webinar da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

Na manhã desta sexta-feira, 11/12, o prof. Ezequiel Junio de Lima, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, apresentou o Projeto IFSolares durante o webinar "Chamada 001/2016 ANEEL - Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior". O evento virtual gratuito e aberto ao público foi uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com o MEC, CPFL, COPEL e ENEL. Por meio de vídeo, o professor Ezequiel mostrou as ações já desenvolvidas no Projeto, juntamente com a DME de Poços de Caldas. O docente comentou sobre a instalação, no Campus Poços de Caldas, de mais uma usina de energia solar fotovoltaica; sobre a troca de refletores dos postes e das lâmpadas fluorescentes dos prédios do Campus por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e menos danosas ao meio ambiente; a oferta de cursos profissionalizantes e do curso de Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica e da transformação do Campus Poços em um Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica. Assista à gravação da apresentação:

Sobre o webinar

As Instituições Públicas de Educação Superior, juntamente com Empresas de Energia Elétrica, por meio da Chamada Estratégica e Prioritária - 001/2016, da Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, desenvolveram projetos, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e do Programa de Eficiência Energética (PEE). Os projetos buscam uma mudança de cultura para o uso racional e eficiente da energia elétrica nos campi universitários. Nesse evento, foram apresentados os resultados parciais dos projetos aprovados na Chamada 001/2016, da ANEEL, proporcionando uma discussão sobre a importância das chamadas estratégicas e prioritárias e dos programas regulados pela Agência, com os representantes da ANEEL, MEC, CPFL, COPEL e ENEL. 

O IFSULDEMINAS foi uma das instituições contempladas pela Chamada, desenvolvendo o Projeto IF Solares. No webinar, o projeto do IFSULDEMINAS foi representado pelo coordenador, o prof. Ezequiel Junio de Lima (Campus Poços de Caldas), e pelos servidores da DME, Anderson Muniz e Claudia de Souza.


Informações: Prof. Ezequiel Junio de Lima
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
11/12/2020
Fim do conteúdo da página