Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 16h34 | Última atualização em Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 13h52 | Acessos: 2685

Campanha Natal Sem Fome distribui mais de 760 cestas básicas para instituições assistenciais de Poços de Caldas

Nessa terça-feira, dia 22/12, a Campanha Natal sem Fome doou mais de oito mil quilos de alimentos para 16 instituições assistenciais de Poços de Caldas. A iniciativa foi fruto de uma parceria do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas com a ONG Ação da Cidadania do Sul de Minas Gerais, Projeto Coonecta, empresas e estabelecimentos da cidade. Através da ONG, foi possível receber as coordenadas e o apoio necessário para implantar a campanha. Ao todo em Poços de Caldas, foram doadas 764 cestas, que proporcionarão um Natal com mais fartura para muitas famílias.

Natal sem Fome Abaco
A ABACO, associação beneficente da Zonal Sul, foi uma das 16 instituições que receberam as cestas.

A Campanha Natal Sem Fome foi ainda mais importante neste ano de 2020 que, por conta da pandemia, agravou ainda mais a situação de insegurança alimentar de algumas famílias. “As pessoas em Poços de Caldas, muitas vezes, não têm ideia que existem famílias aqui que realmente estão precisando desses alimentos. Me preocupa, principalmente, a situação a partir de janeiro, em que não haverá mais o auxílio emergencial”, comenta Alice Fernanda Correia Figueiredo, assistente social da Associação Beneficente de Apoio à Comunidade (ABACO), instituição da zona sul da cidade que atende 246 pessoas. Alice explica ainda que essas cestas serão reservadas para o começo do ano para suprir as necessidades deste período.

A Campanha Natal Sem Fome

A Campanha Natal Sem Fome é uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil, que ocorre desde 1994 e já ajudou mais de 20 milhões de pessoas por todo o Brasil a terem um Natal mais digno. A Campanha foi criada como uma forma de manifestação de combate à fome no Brasil. Há 26 anos, milhares de cidadãos se unem para promover a solidariedade, arrecadando alimentos das mais diversas formas, para que, ao menos no Natal, nenhum cidadão passe fome.

Em Poços de Caldas, no início da campanha de 2020, o IFSULDEMINAS fez parcerias com comércios e empresas do município, que se disponibilizaram a receber as caixas decoradas, para que as pessoas pudessem colocar as suas doações de alimentos não-perecíveis. Ao todo, foram 19 estabelecimentos parceiros: A Recreativa, Banca de Revista do Mozar, Clínica Integrativa Arvorecer, Confraria Arte de Minas (Mercado Municipal, Fórum da Comarca de Poços de Caldas (TJMG), Gastrô Art (Cursos, Eventos e Restaurante), Impacto Adesivos, Lirian Presentes e Utilidades, OAB (Subseção de Poços de Caldas), Oficina da Beleza, Original Espaço de Beleza, Padaria Hot Pão, Pigmentua Centro Estético, Prysmian Group, R&R Supermercado, Salão Italian, Silgan White Cap do Brasil Ltda, Unimed Poços, Layout Gráfica Rápida.

WhatsApp Image 2020 12 21 at 16.53.13 3
As mais de 760 cestas foram organizadas no IF, graças ao trabalho de servidores e voluntários.

A Campanha Nacional Natal Sem Fome, com os recursos que arrecada o ano todo, doou 700 cestas para Poços de Caldas (sete mil quilos de alimentos). Somadas às 64 cestas arrecadadas localmente (mais de 1200 quilos), cada uma das 16 instituições municipais atendidas recebeu 48 cestas básicas (cerca de 500 quilos de alimentos). As cestas foram organizadas no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, graças ao trabalho e esforço conjunto de servidores e voluntários. “O IFSULDEMINAS só tem a agradecer a todos os servidores, parceiros e ao Comitê Ação da Cidadania, por tornarem possível esta campanha, que vai ajudar tantas pessoas a terem um Natal mais feliz. É uma ação muito gratificante”, comenta a servidora Cissa Gabriela da Silva, que faz parte da coordenação da Campanha Natal Sem Fome, em Poços de Caldas.

As instituições atendidas pela campanha não pouparam elogios e gratidão pelas doações. Em carta de agradecimento, o presidente voluntário da Associação do Voluntariado Contra o Câncer (AVOCC), senhor Francisco Rondinelli, disse que “são louváveis iniciativas de apoio, como a Campanha Natal Sem Fome organizada pelo IF, que mantêm a nossa entidade e nos permitem possibilitar sempre a luta pela vida. Acreditamos que somente com o trabalho de voluntários e simpatizantes desta causa, como o Instituto Federal, diminuem as dificuldades dos pacientes, adultos e crianças carentes, que buscam ajuda na instituição”.

Instituições atendidas em 2020 pela Campanha Natal Sem Fome, em Poços de Caldas: AVOCC, Casa Trilhar, GAAPO, Instituto Ágape 365, Asilo Vinha do Senhor, ABACO, Criança Feliz, Comunidade Terapêutica São Francisco, Bem Viver, ALV - Associação Lenços ao Vento, Casa do Menor, Casa do Caminho, Assosul, Lar dos Velhinhos, Ação Reciclar, ONG Poços de Luz.

Fotos das entregas das cestas às instituições (dias 22 e 23/12/2020)!

Confira, a seguir, as fotos das entregas das cestas às 16 instituições assistenciais de Poços de Caldas. Clique nas imagens para ampliá-las.

Fotos do recebimento e organização das cestas (dia 21/12/2020)!

Assista ao vídeo!

Assista à reportagem que a TV Plan produziu sobre a entrega das cestas da Campanha Natal Sem Fome, em Poços de Caldas.

Fotos e Texto: Raquel de Souza, Ascom Poços e e equipe da Campanha Natal Sem Fome.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.
23/12/2020.