Home Notícias Resíduos sólidos
Resíduos sólidos

Estudantes de Gestão Ambiental realizam caracterização dos resíduos sólidos gerados no Campus Poços

No dia 22 de agosto, estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e representantes da Comissão de Coleta Seletiva Solidária do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizaram a caracterização dos resíduos sólidos gerados, através da composição gravimétrica, que consiste na separação dos resíduos e pesagem.

Tal atividade faz parte da disciplina de Resíduos Sólidos, ministrada pela professora e engenheira ambiental Marielle Rezende de Andrade, e os resultados farão parte dos documentos da Comissão de Coleta Seletiva Solidária, com o objetivo de quantificar os resíduos gerados no campus, qualificá-los, separando-os por tipos e assim facilitar a implantação de ações para melhoria na gestão do lixo gerado.

"Eu não tinha noção da quantidade de lixo gerada por nós, fiquei assustado. E ainda me preocupou bastante a separação dos resíduos, que poderia ser melhor realizada", comenta o discente Isaias Maciel.

"O aprendizado se torna mais interessante e fácil com atividades onde temos que aprender fazendo. Eu gosto muito destas práticas", comenta o graduando em Gestão Ambiental Luciano Santos.

Os resultados serão organizados e disponibilizados em breve. "É muito difícil resolver um problema sem conhecê-lo bem e a questão dos resíduos se inicia com o levantamento da quantidade gerada", ressalta a professora Marielle.

Confira as fotos!

residuos-solidos-if-gestao-ambiental (12)-001 residuos-solidos-if-gestao-ambiental (9)-001 residuos-solidos-if-gestao-ambiental (10)-001

Texto: Marielle Rezende de Almeida
Fotos: Elídio Monteiro Júnior